Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Participantes do Enem já podem conferir correção da redação

Estudantes não podem contestar nota atribuída por corretores

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já podem conferir o espelho de correção da redação. A ferramenta está disponível na página do Inep na internet. Para conferir o documento, o participante deve informar seu CPF e senha de acesso ao sistema.

Leia mais:

Tudo sobre o Enem e carreiras

Segundo o Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem, foram corrigidas 5.049.248 redações. Delas, 481 receberam nota 1.000, a pontuação máxima. Ficaram com zero 106.742 textos – 32.991 entregues em branco e outros 73.751 anulados porque seus autores desobedeceram de alguma forma as regras da organização.

O acesso ao espelho de correção tem, segundo o Inep, finalidade pedagógica. Pretende mostrar aos participantes o que os corretores consideram certo ou errado, seguindo critérios pré-estabelecidos pela organização da prova.

Os textos foram lidos por dois corretores, que atribuíram notas de zero a 200 pontos para cada competência avaliada. Uma terceira correção foi feita nos casos em que houve discrepância de ao menos 100 pontos na avaliação final e 80 pontos em cada uma das competências. Quando a diferença se manteve após a terceira correção, o texto foi enviado para análise de uma banca formada por três membros.

O Inep informou que 2.496.754 redações foram encaminhadas para o terceiro corretor, ou metade do total. A banca de especialistas, por sua vez, avaliou 306.821 textos, ou 6% do total.

A edição 2013 do Enem introduziu mudanças nos critérios de correção. Erros gramaticais só foram aceitos quando, aos olhos do corretor, eram casos isolados: aqueles vistos como reincidentes foram punidos. Para evitar episódios como os ocorridos em 2012, quando receitas e até o hino de um clube de futebol apareceram no meio de textos, os corretores aplicaram nova regra para punir esse autores: 1.398 redações (0,028% do total) caíram nessa malha fina e receberam nota zero.

O tema proposta para a redação do Enem era “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A partir do assunto, os participantes tinham de desenvolver um texto dissertativo, problematizando a questão e apontando soluções.