Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Paraná tem greve de professores no primeiro dia de aula

Segundo a Secretaria da Educação, paralisação afeta 77% das escolas estaduais

Os professores da rede estadual de ensino do Paraná entraram em greve nesta segunda-feira. Hoje seria o primeiro dia de aula do ano letivo de 2015. Segundo a secretaria de Educação, a paralisação já afeta 77% das escolas. O Estado tem 950.000 matrículas no ensino básico.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, que comanda a paralisação, condicionou a volta ao trabalho ao pagamento de salários atrasados, a abertura de novas salas de aula para conter a superlotação das escolas e a contratação de funcionários aprovados em concursos e que não foram chamados para assumir o cargo.

Cerca de 2.000 pessoas se reuniram nesta manhã em frente a Assembleia Legislativa do Paraná para protestar contra um pacote de medidas do governo que será votado hoje e que afeta as carreiras dos educadores.

Segundo a secretaria de Educação, os grevistas ainda não fizeram nenhuma negociação com o governo do Estado e não existe previsão para o retorno das aulas. Os manifestantes planejam novo protesto em Curitiba na terça-feira.