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Para 59% dos professores, estados não se preocupam com aprendizagem

Pesquisa 'Profissão Docente' aponta ainda que, para 66% dos professores, programas estaduais não estão alinhados à realidade das escolas

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2018, 09h37 - Publicado em 30 jul 2018, 09h32

A maioria dos professores de escolas públicas brasileiras está descontente com a atuação das secretarias estaduais de Educação. Para 59% dos docentes, os governos estaduais simplesmente não estão preocupados com a melhoria na aprendizagem dos alunos.

O número é apontado pela pesquisa “Profissão Docente”, encomendada pelo Movimento Todos Pela Educação e o Itaú Social ao Ibope Inteligência, divulgada nesta segunda-feira, 30. O levantamento ouviu por telefone 1.773 professores de escolas públicas de todos os estados, do Ensino Infantil ao Ensino Médio. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra que, para 66% dos professores, o principal problema na gestão pública é o descompasso entre os programas educacionais e a realidade das escolas. Para 65%, as secretarias estaduais não ajustam seus programas quando eles não funcionam bem.

Ainda sobre a satisfação dos professores com as secretarias de Educação, 63% entendem que a pasta não dá continuidade a bons programas e 64% consideram que não há um canal de comunicação satisfatório entre a classe e os responsáveis pela administração da rede pública.

A principal queixa dos docentes públicos em relação às secretarias recai sobre a falta de apoio em questões de saúde e psicológicas. Entre os entrevistados, 84% apontaram esta como a maior falha, seguida pela política salarial, lembrada por 73%.

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A pesquisa aponta que 68% estão descontentes com processos burocráticos para aposentadoria e 66% não estão bem atendidos em relação a critérios de progressão na carreira.

Condições de trabalho e valorização

Considerando professores das redes pública e particular, o levantamento “Profissão Docente” fez 2.160 entrevistas sobre aspectos como condições de trabalho, valorização da carreira e renda.

A pesquisa mostra que 60% dos docentes estão insatisfeitos com o acesso à internet e a recursos tecnológicos dentro das escolas, 52% se queixam de recursos e materiais pedagógicos, 47% reclamam da infraestrutura dos colégios e 45%, do número de alunos por turma.

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Conforme o levantamento, 44% dos professores estão insatisfeitos com a segurança dentro das escolas, mesmo número dos que consideram que não há tempo para atividades extraclasse.

Ainda segundo a pesquisa, 33% dos professores estão insatisfeitos com a profissão e 49% não recomendariam a própria carreira a um jovem.

Para valorizar a classe, 69% dos docentes consideram importante a criação de oportunidades para qualificação, 67% dizem ser preciso escutar os professores nos debates públicos e decisões sobre políticas educacionais e 64% apontam a restauração da autoridade e do respeito aos profissionais por estudantes e familiares deles. A melhoria nos salários é indicada por 62% como fator primordial à valorização.

Renda

O levantamento aponta que 62% dos professores brasileiros têm renda média de até 4.770 reais. O valor médio na rede municipal é de 4.610,98 reais, por uma carga horária média de 31,6 horas semanais; nas escolas estaduais, média de 4.916,81 reais por 30,9 horas semanais médias; e, nas particulares, renda média de 4.325,99 reais por uma carga horária de 23,1 horas por semana.

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Segundo a pesquisa, 29% dos professores realizam alguma atividade extra para complementar a renda. A maioria dos que acumulam o ensino com outras ocupações está na rede privada, onde 52% dos docentes trabalham até 20 horas semanais.

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