Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

O Enem em Portugal

Conheça a lista de escolas de ensino superior portuguesas que selecionam brasileiros com base no exame

Por Ana Beatriz Magno 28 out 2016, 16h48

Dezoito universidades de Portugal usam os resultados do Enem para selecionar brasileiros interessados em ingressar nos seus cursos. A mais importante é a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo – foi criada em 1290 –, que tem 25 mil alunos. Coimbra aceita as notas do Enem desde 2014; a adesão mais recente é a da tradicional Universidade do Minho, que, na segunda-feira, 24, firmou acordo com o Ministério da Educação para adotar o exame em seus dois campi, nas cidades de Braga e Guimarães.

“O Enem faz essa seleção muito bem. É um exame no qual confiamos”, afirmou o professor Antônio Cunha, reitor do Minho e presidente do conselho de reitores das universidades portuguesas, que foi a Brasília assinar a parceria. “Há uma explosão no ensino superior na América Latina, estimulado pela grande parcela de jovens na população”.

As condições para o ingresso nas faculdades portuguesas através do Enem dependem de cada instituição. Coimbra, especialmente conceituada nas áreas de direito e engenharia, exige nota mínima de 600 no exame e determina uma nota de corte diferente para cada curso. São oferecidas mais de 500 vagas em 35 cursos e medicina é o único restrito aos portugueses.

Estudar numa boa faculdade em Portugal não é barato. Coimbra cobra 50 euros de taxa de ingresso e 700 de mensalidade, sem contar os custos com alojamento, alimentação e material escolar. Na Universidade de Lisboa, a maior de Portugal com 50 mil alunos, sendo 1 375 brasileiros, é cobrada uma anuidade de 7 000 euros. No Instituto Politécnico de Porto, a anuidade varia entre 3 000 e 6 500 euros.

A carioca Thayna Linhares, aluna de cinema na Universidade da Beira Interior, está tão entusiasmada com a experiência de estudar em Portugal que criou um canal no YouTube sobre sua aventura. “É essencial não apenas fazer o Enem, mas também entrar no site da universidade para conhecer todos os documentos e procedimentos”, ensina.

As instituições de ensino superior portuguesas que aceitam os resultados do Enem são:

Universidade de Coimbra

Universidade de Algarve

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico do Porto

Instituto Politécnico de Portalegre

Continua após a publicidade

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Instituto Politécnico de Coimbra

Universidade de Aveiro

Instituto Politécnico de Guarda

Universidade de Lisboa

Universidade do Porto

Universidade da Madeira

Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico de Santarém

Universidade dos Açores

Universidade da Beira Interior

Universidade do Minho

Continua após a publicidade

Publicidade