Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Notas do Enem serão divulgadas nesta semana

Pontuação dos candidatos estará disponível entre sexta e sábado. Inscrições para o Sisu abrem no dia 6

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta semana. O Ministério da Educação (MEC) prevê que o resultado saia entre sexta e sábado. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estará disponível no dia 6, no início da próxima semana. O Sisu é responsável por distribuir vagas em 59 universidades federais, além de outras instituições públicas e privadas que também utilizam o Enem.

Os interessados poderão consultar os cursos e as universidades participantes do Sisu a partir desta terça-feira. No entanto, o número final de vagas só estará disponível quando o sistema estiver funcionando, na próxima segunda-feira. Para concorrer, os candidatos devem ter realizado o Enem 2013 e não podem ter obtido nota zero na redação.

Neste ano, o número de inscrições bateu o recorde: mais de 7 milhões de candidatos. De acordo com dados do MEC, o índice de abstenção foi de 29%, e os faltosos custaram cerca de 58 milhões de reais aos cofres públicos.

Em parceria com o Anglo Vestibulares, o site de VEJA publicou a resolução das questões. Confira: 1º dia de provas e 2º dia de provas.

Para determinar o resultado, o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final do participante é determinado pela combinação de notas.

Fraude – O MEC desclassificou 1.522 participantes do Enem 2013 desde a realização da prova – no fim de outubro. O número reúne todos os candidatos que, segundo o MEC, descumpriram alguma norma do exame, como postar fotos do exame nas redes sociais.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é possível que alguns dos eliminados tenham relação com o esquema de fraude no Enem 2013 revelado no dia 19 pela Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo as autoridades, uma quadrilha que agia em Barbacena teria tido acesso ao caderno amarelo da prova e repassado as respostas por mensagens de celular ou ponto eletrônico a candidatos. Quatro eliminados fizeram a prova na cidade mineira. O caso agora está sob investigação da Polícia Federal.

Confira a cobertura do Enem 2013:

MEC divulga o gabarito oficial do Enem 2013

Candidatos aprovam lei seca como tema da redação

Problemas no transporte provocam atrasos e eliminam mais candidatos no 2º dia

Anglo Vestibulares vai pedir anulação de duas questões

MEC elimina 24 por publicaram foto de prova

O que você achou do tema da redação? Opine