Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Medicina volta a ser o curso mais concorrido da Fuvest

Concorrência é de 56,43 candidatos por vaga. Em segundo lugar, aparece engenharia civil, que no ano passado ocupava topo do ranking

A carreira de medicina é novamente a mais concorrida da Fuvest 2013, vestibular que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Quem optou pelo curso na hora da inscrição vai enfrentar uma concorrência de 56,43 candidatos por vaga: no ano passado, a relação era de 51,18. O segundo curso mais concorrido do vestibular 2013 é o de engenharia civil (campus São Carlos), com 53,18 candidatos/vaga. Em 2012, a carreira ocupava o topo do ranking, com 52,27.

Confira a relação completa da relação candidato/vaga

Confira os cinco cursos mais concorridos da Fuvest 2013

56,43 c/v Medicina 53,18 c/v Engenharia civil – campus São Carlos 48,46 c/v Publicidade e propaganda 45,45 c/v Ciências médica – campus Ribeirão Preto 42,90 c/v Relações internacionais

Para o processo seletivo da Fuvest, estão inscritos 159.603 candidatos, que disputam 11.082 vagas. São 10.982 lugares na USP e 100 na Santa Casa de São Paulo.

Provas – A primeira fase do vestibular será realizada no dia 25 de novembro. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, além de algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão de múltipla escolha, com cinco alternativas. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo entre os dias 6 e 8 de janeiro. No primeiro dia, eles responderão a dez questões de português e farão uma redação. No segundo, a prova terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro e último dia, serão doze questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão 4 horas de duração.

Nas duas etapas do vestibular, serão cobradas as leituras obrigatórias prevista no programa da Fuvest. São os livros Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett; Til, de José de Alencar; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; O Cortiço, de Aluísio Azevedo; A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Capitães da Areia, de Jorge Amado; Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

O resultado da primeira fase estará disponível para consulta a partir do dia 2 de fevereiro. Para conferir o calendário completo da Fuvest, acesse o manual do candidato, que já está disponível na internet.

Leia também:

Confira o calendários dos principais vestibulares de São Paulo

A lista de livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp 2013

Nove temas da atualidade que podem cair no Enem e nos vestibulares de 2012/2013