Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Medicina da UFRJ é o curso mais concorrido do Sisu

Inscrições terminam nesta sexta-feira. Mais de dois milhões já se cadastraram

O curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui a maior nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), segundo dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados na tarde desta quinta-feira. Para ingressar na graduação, os candidatos devem ter alcançado, no mínimo, 822,9 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. O balanço é parcial e pode ser alterado a qualquer momento.

Confira os 20 cursos com as maiores notas de corte no Sisu

Em segundo lugar, aparece o curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com 819,45 pontos de nota de corte. Dentre os 20 cursos mais difíceis de ingressar por meio do Sisu, treze são de medicina.

Leia também:

Sisu registra recorde de inscritos: 2 milhões

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

Até o término das inscrições – que se encerram às 23h59, no horário de Brasília, desta sexta-feira – os candidatos podem monitorar no site do programa a nota de corte de seu curso de interesse. Caso considerem que têm mais chances de conseguir uma vaga em outra carreira ou instituição, podem alterar a inscrição. O sistema considera apenas a última opção indicada.

Segundo o MEC, até as 18h desta quinta-feira, 2.188.560 estudantes se cadastraram no Sisu. Eles concorrem a 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de ensino superior. Neste ano, o número de vagas é 33% maior do que o ofertado no primeiro semestre de 2013 (129.279). A quantidade de cursos também aumentou, chegando a 4 731 opções (salto de 26%). A maior concentração está no Nordeste – quase 40% das vagas -, seguido por Sudeste (28%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,5%) e Norte (7%).

A primeira chamada será divulgada na próxima segunda, e as matrículas devem ser realizadas nos dias 17, 20 e 21. A segunda chamada será anunciada no dia 27. O candidato que não foi convocado pode se inscrever para a lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro.

Leia também:

MEC divulga as notas do Enem 2013

Teste: dinheiro, aprendizado, segurança? Descubra qual a sua motivação