Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MEC divulga sexta chamada do ProUni

Selecionados devem efetuar a matrícula até a próxima segunda-feira

Foi divulgada nesta quinta-feira a sexta e última chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). A lista com os nomes dos pré-selecionados está disponível no site do Ministério da Educação (MEC) e os convocados devem confirmar os dados na instituição de ensino superior escolhida entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira.

Para o segundo semestre de 2010, foram oferecidas 60.488 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Desse total, 39.113 eram integrais e 21.375 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio (765 reais). Já as parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não seja superior a três salários mínimos (1.530 reais).

Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas. Também podem se inscrever professores da rede pública de ensino básico interessados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, desde que estejam em exercício. Nesse caso, não é necessário cumprir o critério de renda.

Remanescentes – Na quarta-feira, o MEC publicou no Diário Oficial da União uma portaria que define como deve ser feita a distribuição de bolsas remanescentes do ProUni.

De acordo com a publicação, as vagas poderão ser concedidas por cada instituição de ensino superior participante do programa conforme a classificação em processo seletivo próprio, inclusive vestibular, para as turmas iniciadas no segundo semestre de 2010, e conforme o desempenho acadêmico, mensurado pela instituição, para as turmas iniciadas anteriormente ao segundo semestre de 2010. Estudantes professores da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e estudantes autodeclarados indígenas.

O MEC informou ainda que as instituições também poderão conceder bolsas remanescentes a estudantes matriculados cujas bolsas não foram regularmente concedidas no decorrer do processo seletivo referente ao segundo semestre deste ano devido a impedimentos operacionais. As universidades têm até 10 de setembro para emitir os termos de concessão do benefício pelo Sistema do ProUni (SisProuni).