Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MEC divulga resultados nesta quinta-feira

O Ministério da Educação (MEC) divulga, a partir desta quinta-feira, os resultados individuais dos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008. Com a senha obtida na inscrição, todos os que realizaram a prova em agosto deste ano podem conferir seus desempenhos no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), e ter acesso a boletins individuais com as notas da redação e da parte objetiva da prova.

Além da consulta pela internet, os estudantes receberão, a partir da próxima semana, o boletim de desempenho através dos Correios. O Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem, informou que nesta sexta-feira também serão divulgados os resultados nacionais e por Estado, classificados por escola pública e escola particular, e por egressos e concluintes.

O Enem 2008 foi aplicado no dia 31 de agosto para mais de 4 milhões de pessoas em todo o país. A prova é formada por 63 questões de múltipla escolha, todas interdisciplinares, e por uma redação. Neste ano, o tema mais abordado pelo exame foi o meio ambiente e o texto exigido era sobre as medidas que poderiam ser adotadas para a preservação da Floresta Amazônica.

O exame não é obrigatório, mas a adesão aumentou consideravelmente nos últimos anos porque a nota é utilizada como bônus na pontuação de mais de 500 instituições de ensino superior. Além disso, ter partitipado do Enem também é requisito obrigatório para o estudante que quiser pleitear uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni). Algumas universidades, por exemplo, utilizam somente a nota do Enem como critério de seleção.