Clique e assine a partir de 9,90/mês

MEC divulga calendário de seleção do Sisutec

Inscrições a programa que selecionará alunos para cursos técnicos a partir da nota do Enem devem ser realizadas entre os dias 6 e 12 de agosto

Por Da Redação - 5 ago 2013, 09h54

Os interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) têm entre os dias 6 e 12 de agosto para fazer a sua inscrição, exclusivamente pelo site http://sisutec.mec.gov.br. O calendário do programa federal, que ofertará vagas em cursos técnicos gratuitos a estudantes egressos do ensino médio, foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

Leia mais:

Oito carreiras técnicas com maior expansão de vagas no Brasil

As carreiras mais promissoras para os próximos dez anos

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: O que fazer na inscrição, na prova e na matrícula

Continua após a publicidade

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014 Enem 2013: temas para treinar para a redação Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade Videoaulas do Curso Pré-Enem O mapa do Enem: Universidades que usam as notas da avaliação na seleção de alunos Como é calculada a nota do Enem

Assim como ocorre no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a seleção de alunos para o Sisutec será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, os candidatos devem obrigatoriamente ter realizado o Enem 2012 e não podem ter zerado na redação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 85% das vagas totais do programa serão destinadas a estudantes que, independentemente da renda familiar per capita, tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada.

Já nas instituições federais de ensino, 50% das vagas serão reservadas a candidatos que, além de terem cursado o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em unidades particulares, tenham renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (1.017 reais).

Haverá reserva de vagas também a estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas, segundo o percentual de cada um desses grupos definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado de oferta dos cursos. As vagas restantes – após cumpridas todas as reservas – serão abertas à ampla concorrência.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a modalidade a qual deseja concorrer (reserva de vagas ou ampla concorrência) e até duas opções de curso, indicando sua preferência.

A divulgação dos aprovados em primeira chamada está prevista para o dia 14 de agosto, e, em segunda, para o dia 19 do mesmo mês. As aulas dos cursos técnicos terão início entre 22 de agosto e 21 de outubro.

Continua após a publicidade
Publicidade