Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MEC divulga as notas do Enem 2013

Inscrições no Sistema de Seleção Unificada começam na segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta sexta-feira as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Os participantes podem consultar seu desempenho no site do Inep – Clique aqui para entrar.

O Enem é requisito obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A inscrição do Sisu será aberta na segunda-feira. Para concorrer às vagas, os candidatos não podem ter zerado na redação.

Leia também:

Sisu oferece 171.000 vagas em cursos de ensino superior

Quadrilha fraudou o Enem, diz polícia

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

As inscrições ao Sisu serão realizadas exclusivamente pelo site do programa até 10 de janeiro. Neste ano, serão disponibilizadas 171.756 vagas em instituições públicas de ensino superior – número 33% maior do que o ofertado no primeiro semestre de 2013. No total, 115 instituições aderiram ao Sisu para selecionar novos alunos, ante 101 em 2013.

O número de cursos também aumentou, chegando a 4.731 opções (salto de 26%). A maior concentração está no Nordeste – quase 40% das vagas -, seguido por Sudeste (28%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,5%) e Norte (7%).

Cada estudante pode indicar até duas opções de cursos. No site do Sisu, também é possível monitorar a nota de corte de cada instituição, campus, curso, turno e modalidade. Dessa forma, se o candidato considerar que tem mais chances de conseguir uma vaga em outra carreira, pode alterar sua inscrição. O sistema leva em conta apenas a última opção indicada.

A primeira chamada do processo seletivo será anunciada no dia 13 de janeiro, e os selecionados deverão efetuar a matrícula entre os dias 17 e 21 de janeiro. Em 27 de janeiro, será divulgada a segunda chamada.

Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.

Além de indispensável para a disputa de vagas no Sisu, o Enem também é obrigatório para candidatos que desejam obter uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni), que custeia o valor da mensalidade de cursos de ensino superior a universitários de baixa renda. Confira aqui seis formas de utilizar o Enem rumo à universidade.

Enem 2013 – Neste ano, mais de 7 milhões de candidatos se inscreveram no exame e pouco mais de 5 milhões compareceram às provas. De acordo o MEC, o índice de abstenção de 29% foi o maior desde 2009, quando o exame passou a ter 180 questões e uma redação. Os faltosos custaram cerca de 58 milhões de reais aos cofres públicos.

Leia também:

MEC desclassificou 1.522 candidatos do Enem 2013

Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade