Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marco Antonio Zago é o novo reitor da USP

Anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta quinta-feira o nome do novo reitor da Universidade de São Paulo (USP), mais importante instituição de nível superior do país. É o médico Marco Antonio Zago, de 67 anos. O mandato do novo reitor e de seu vice, Vahan Agopyan, tem duração de quatro anos e terá início no dia 25 de janeiro de 2014.

Leia também:

USP realiza eleição para reitor nesta quinta-feira

A escolha do governador se deu a partir da lista tríplice, que apontava os três candidatos escolhidos por uma assembleia formada por 2.134 integrantes de comissões da universidade. O grupo, na grande maioria professores, escolheu os nomes da lista tríplice entre quatro chapas. Ao todo, 1.826 eleitores compareceram às urnas. A chapa de Zago e Agopyan recebeu 1.206 votos.

O processo de escolha do reitor foi o primeiro realizado após mudanças nas regras no processo foram decididas pelo conselho universitário, em outubro. Na época, logo após a reunião do grupo, cerca de 400 manifestantes invadiram a reitoria para exigir eleições diretas para a direção da instituição. A invasão terminou após 42 dias, quando a Polícia Militar cumpriu uma ordem de reintegração de posse.

Entre as mudanças votadas pelo conselho universitário, está a redução do processo eleitoral de dois para um turno e a obrigatoriedade de registro prévio das candidaturas, em forma de chapa. Também como parte das novas regras, a instituição realizou, na segunda semana de dezembro, uma consulta aberta com alunos, professores e funcionários para a escolha do cargo.

A consulta serve apenas como indicativo e não tem peso formal na eleição. A disputa prévia foi vencida por Marco Antonio Zago. Em seguida, os mais votados foram Wanderley Messias da Costa, Hélio Nogueira Cruz e José Roberto Cardoso. A participação, entretanto, foi baixa – apenas 13.826 pessoas votaram, o que representa 14% do total do universo de 100.734 eleitores que estavam aptos. Entre os alunos, só 3,2% manifestaram opinião.

Perfil – Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em 1970, e obteve títulos de mestre e de doutor em clínica médica pela mesma faculdade, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Também foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Há três anos, atuava como pró-reitor de pesquisa da USP.

Já o novo vice-reitor, Vahan Agopyan, graduou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica, em 1974. Possui mestrado em engenharia urbana e de construções civis e doutorado em engenharia civil pelo King’s College London, na Inglaterra. É professor titular de materiais e componentes de construção civil. Desde 2010, era pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade. Foi diretor da Escola Politécnica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conselheiro da Fapesp e também coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.