Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manual do Candidato do Enem 2014: o que fazer antes, durante e depois da prova

Confira regras e orientações que ajudam participantes da avaliação federal desde a inscrição no exame até a matrícula na universidade

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: o que fazer na inscrição, na prova e na matrícula

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você Temas de atualidades que podem cair no Enem e vestibulares 2014/15 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem TRI: como é calculada a nota do Enem

Cerca de 8 milhões de pessoas devem realizar a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro, segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC). Além de estudar bastante, essa multidão precisa se dedicar à trabalhosa tarefa de compreender e seguir as regras da avaliação federal.

Publicado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC que organiza o Enem, o edital que estabelece as regras da prova deste ano tem nada menos do que 79 páginas. Combina informações preciosas para os estudantes (datas e horários das provas, objetos proibidos nas salas de avaliação etc.) com dados como números de leis que amparam a prova – importantes para a transparência da avaliação, mas que pouco tem a ver com o dia a dia de quem se prepara para um concorridíssimo vestibular.

Com o intuito de facilitar a tarefa daqueles que pretendem fazer a prova, marcada para os dias 8 e 9 de novembro, VEJA.com analisou o documento e elaborou um Manual do Candidato, cujo conteúdo está distribuído nas três listas abaixo. Elas exibem as principais normas (e a elas acrescentam orientações) que devem ser seguidas durante todo o processo do Enem 2014 – que se iniciou no último dia 12, com a abertura das inscrições, e só se encerra em fevereiro de 2015, com a matrícula de estudantes em instituições de nível técnico e superior. Assim, o Manual oferece um passo a passo do que é preciso fazer antes, durante e depois da prova.