Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kroton e Anhanguera anunciam incorporação de ações

Associação das redes criará gigante mundial do setor de ensino superior

As redes de ensino privado Kroton Educacional e Anhanguera Educacional anunciaram, nesta segunda-feira, um acordo de associação das duas companhias. A combinação ocorrerá mediante a incorporação das ações da Anhanguera pela Kroton. A operação, avaliada em cerca de 5 bilhões de reais, criará uma gigante mundial no setor de ensino superior. A consumação da associação ainda aguarda apreciação e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Leia também:

Kroton mira aquisição de instituições de ensino presencial

Concentração é a tendência entre universidades privadas

Juntas, as empresas possuem mais de 800 unidades de ensino superior e 810 escolas associadas distribuídas por todos os estados brasileiros, englobando cerca de um milhão de alunos. O valor de mercado das companhias está próximo a 12 bilhões de reais.

De acordo com comunicado emitido pelas companhias, a relação de troca acordada para a associação considerou a média do preço das ações das duas empresas ponderada pelo volume financeiro dos últimos 30 pregões anteriores à assinatura do acordo. O controle das companhias será mantido disperso, sendo que os acionistas da Kroton terão 57,48% das ações e os da Anhanguera, 42,52%.

O comunicado diz ainda que o acordo de associação foi autorizado por unanimidade pelos conselhos de administração das companhias e será submetido a assembleias gerais de acionistas.

(Com Estadão Conteúdo)