Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Intolerância religiosa no Brasil é o tema da redação do Enem

O tema da redação é: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"

O Ministério da Educação divulgou na tarde deste domingo o tão aguardado tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos participantes deverão redigir sobre o combate à intolerância religiosa no Brasil.

Para o supervisor de português do Anglo, Eduardo Calbucci, a proposta de redação deste ano está dentro do conjunto de temas que o Enem costuma abordar em suas provas, por isso não houve muita surpresa. “O tema está dentro do grau de dificuldade normal do Enem. Está longe de ser o mais difícil, mas com certeza é mais difícil do que o do ano passado”, afirma. Em 2015, a proposta de redação da prova discutia a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

Calbucci considera o tema de 2016 muito bem escolhido. “A discussão é atual, relevante e adequada para um aluno que pretende seguir um curso universitário no Brasil”, diz o professor do Anglo, que ressalta que os alunos devem escrever sobre todo tipo de intolerância religiosa, principalmente contra os cultos minoritários.

Sobre a diferença entre o tema da redação deste final de semana e o da prova que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, Calbucci afirma que não deve haver nenhum tipo de problema. Segundo o professor, as bancas de correção da prova são muito bem preparadas e devem conseguir facilmente igualar as médias finais durante o processo de avaliação e atribuição de notas, mesmo que o tema escolhido pelo MEC seja mais difícil do que o deste domingo.

O Enem não pode ser aplicado em 404 escolas brasileiras por causa das ocupações de estudantes aos centros estudantis. Ao menos 271.918 alunos serão afetados por esse adiamento, segundo divulgou o Inep nesse sábado. As provas desses participantes serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os portões das escolas participantes foram fechados pontualmente às 13 horas neste domingo. O Enem termina hoje para 8,3 milhões de estudantes. Serão cinco horas e meia de prova para resolver 90 questões de múltipla escolha de linguagens e matemática e ainda fazer a redação – etapa mais temida do teste.

No fim do dia, o site de VEJA  exibirá o gabarito extraoficial da prova, com as questões do exame resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares. O gabarito oficial da prova será divulgado até a quarta-feira (28).

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Cá entre nós, achei esse tema bem tendencioso. Há assuntos muito mais relevantes e atuais para serem analisados pelos alunos nas redações.

    Curtir

  2. Gostaria que os digníssimos professores me dissessem onde existe intolerância religiosa no Brasil???? Eu desconheço.

    Curtir