Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Instituto oferece auxílio financeiro para universitários de baixa renda

Para concorrer a uma das 250 bolsas, o estudante deve ser aprovado em uma universidade pública de ensino superior

O Instituto Semear, instituição sem fins lucrativos que dá suporte a jovens universitários, oferece este ano auxílio financeiro a 250 jovens de baixa renda aprovados em universidades públicas. As bolsas são destinadas aos gastos extras do estudantes, como moradia, transporte e alimentação. Além do auxílio financeiro, a instituição irá oferecer programa de mentoria, treinamentos e encontros feitos com outros bolsistas e profissionais da área do estudante.

“A grande maioria de nossas bolsas é destinada a jovens que ingressam em faculdades públicas. Apenas duas exceções foram abertas desde que o programa foi criado, em 2010, para estudantes de faculdades particulares que foram muito bem no vestibular e ganharam bolsa integral da instituição de ensino”, diz Lucas Faleiros, coordenador do Insitituto Semear em São Paulo.

Leia também:

Universidades de ponta abrem inscrições para bolsas de estudos. Saiba como concorrer

Dez destinos preferidos dos brasileiros para estudar inglês

As bolsas de estudo podem variar entre 2.000 reais e 3.500 reais, de acordo com a cidade onde o estudante mora e o local da instituição. Em geral, a bolsa é paga durante o primeiro ano do curso. Para ser um bolsista do Instituto Semear, o aluno deve ter estudado em uma escola pública ou em uma particular com bolsa e ser aprovado em uma universidade pública.

Os candidatos enfrentam um processo seletivo que envolve uma entrevista socioeconômica, que avalia o perfil social e financeiro do estudante, uma prova, uma dinâmica de grupo e uma entrevista final individual.

Os estudantes interessados podem se inscrever pelo site do instituto.