Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inscrições para SiSU do 2º semestre começam no dia 15

São ofertadas 26 mil vagas em universidades e institutos federais de educação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre vão de 15 a 19 de junho. Os interessados deverão se preencher o formulário eletrônico disponível exclusivamente pela internet. As inscrições acontecem em etapa única, e estarão abertas aos candidatos entre 6h e 23h59 de cada dia. O edital do sistema foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Para o segundo semestre, a oferta será de 26.336 vagas em universidades federais e estaduais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O número supera em 59% a oferta do processo do segundo semestre de 2010. As vagas são oferecidas por 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e quatro universidades estaduais.

Confira a lista de universidades que participam do SiSU do meio do ano

Só poderão concorrer a uma das vagas os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e não zeraram as provas objetivas nem a redação. O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 22 de junho e a segunda chamada sai em 2 de julho. A matrícula dos selecionadas na primeira chamada está prevista ocorre entre 27 e 28 de junho. A matrícula da segunda chamada será em 5 e 6 de julho.

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do SiSU entre os dias 2 e 7 de julho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga. Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga em qualquer das chamadas do processo seletivo.

A lista de espera será usada prioritariamente pelas instituições de ensino superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas do sistema. Os procedimentos de chamada para preenchimento das vagas deverão estar definidos em edital próprio de cada instituição de ensino superior participante.

Leia também:

Enem 2011: prazo para inscrições termina nesta semana