Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inscrições para o Prouni terminam nesta segunda-feira

São oferecidas 90.311 bolsas de estudo a alunos de baixa renda

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2012 do Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam nesta segunda-feira. São oferecidas 90.311 bolsas de estudo (52.487 integrais e 37.824 parciais) a alunos de baixa renda. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site do programa.

Leia também:

Matrícula de aprovados no Sisu vai até 9 de julho

Maioria do STF vota por legalidade do Prouni

Saiba mais sobre Enem e Vestibulares

Para se inscrever, o candidato precisa ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 e ter obtido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas – ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. Além disso, ele não pode ter zerado na redação.

Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa podem pleitear bolsas integrais. Já as bolsas parciais são destinadas aos que possuem renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Nos dois casos, é preciso que o aluno tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou tenha sido bolsista integral na rede privada. Há reserva de vagas para candidatos com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou negros – com percentual estabelecido de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7. Entre os dias 7 e 13, os selecionados terão que comprovar as informações fornecidas. No dia 20, será divulgada a lista de contemplados na segunda chamada. Quem não for selecionado em nenhuma das etapas, pode contar ainda com a lista de espera, entre os dias 2 e 4 de agosto.

Segundo o MEC, desde 2005 até o primeiro semestre de 2012, foram concedidas cerca de 1 milhão de bolsas.

Leia também:

Matrícula de aprovados no Sisu vai até 9 de julho

Maioria do STF vota por legalidade do Prouni

Saiba mais sobre Enem e Vestibulares