Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira

Programa do Ministério da Educação custeia mensalidades em instituições privadas de ensino superior, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais

As inscrições para a primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014 começam nesta segunda-feira e seguem até a próxima sexta-feira, dia 17, às 23h59. O programa custeia a mensalidade de alunos em instituições privadas de ensino superior. As inscrições são feitas exclusivamente pela página do programa na internet.

De acordo com o Ministério da Educação, o número total de vagas será divulgado na tarde desta segunda. No ano passado, foram 163 329 bolsas de estudo, sendo 108 686 integrais e 53 643 parciais. Foram beneficiados alunos de 12 159 cursos, em 1 078 instituições.

Leia também:

Prouni: confira passo a passo para inscrição

MEC divulga as primeiras notas de corte do Sisu

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

Para concorrer às bolsas de estudo, os candidatos devem obrigatoriamente ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), além de não ter zerado a redação. É necessário também ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsista na rede privada.

De acordo com as regras, quem participou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 também pode concorrer a vagas do Prouni. Porém, se for selecionado, o candidato deverá optar por um dos dois programas.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (1 086 reais) por pessoa. Já as bolsas parciais visam favorecer aqueles que possuem renda familiar de até três salários mínimos (2 172 reais) por pessoa. Neste caso, se julgar necessário, o estudante pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para arcar com o valor restante do curso.

A primeira chamada do Prouni será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda, no dia 3 de fevereiro. Caso dois estudantes obtenham notas iguais, ficará com a bolsa aquele que conseguiu o melhor desempenho na prova de redação. Caso nesta prova as notas também sejam iguais, o desempate será efetuado obedecendo a seguinte ordem: notas nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Leia mais:

MEC divulga as notas do Enem 2013

Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade