Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Inscrições no Sisu são prorrogadas até quinta-feira

Ordem judicial determina que o MEC estenda o prazo, que terminaria na terça-feira

Por Da Redação 17 jan 2011, 13h26

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira que estenderá o prazo para as inscrições no Sistema de Seleção Unifcado (Sisu) para as 23h59 da quinta-feira. Originalmente, o prazo terminaria na terça-feira.

O MEC afirma que a prorrogação aconteceu por força de uma ordem judicial. A decisão determina que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) garanta a todos os estudantes oriundos de escolas públicas do país o direito de concorrer a uma parcela de vagas na instituição – inicialmente, apenas os alunos do estado do Rio poderiam se beneficiar da reserva.

Como a UFRJ seleciona seu estudantes por meio do Sisu, a Justiça entendeu que as inscrições no sistema unificado deveriam ser prorrogadas. Além disso, segundo MEC, a prorrogação visaria auxiliar os alunos da Região Serrana do Rio, que encontram dificuldades devido às chuvas.

Com a alteração no prazo para inscrições no Sisu, o MEC alterou também o calendário de divulgação dos resultados. A primeira chamada dos aprovados será publicada no dia 24 de janeiro e os convocados terão entre os dias 27 e 31 do mesmo mês para realizarem as matrículas. Já a segunda chamada será conhecida no dia 4 de fevereiro, com matrículas entre os dias 8 e 9. A terceira e última chamada sairá no dia 13 de fevereiro. O período entre 15 e 16 será reservado para matrículas. Aqueles que ficarem na lista de espera deverão demonstrar interesse na vaga entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Tempo limite – As recorrentes reclamações de lentidão na página do Sisu na internet levaram o MEC a limitar o tempo para inscrição no programa em 20 minutos. A medida pretende evitar congestionamentos e problemas para a efetivação da inscrição. Desde a abertura do portal, no domingo, os candidatos reclamam de lentidão.

Continua após a publicidade

Criado em 2009, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes são selecionados a partir da nota obtida no Enem em três chamadas subsequentes. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Podem participar do processo de seleção os estudantes que realizaram o Enem 2010.

Também nesta segunda-feira, o MEC disponibilizou as notas de corte de todos os cursos e instituições que fazem parte do Sisu. Com a nota e o boletim de desempenho do Enem em mãos, o aluno pode avaliar em que cursos tem chances de aprovação.

Leia também:

Com sistema lento, Sisu divulga nota de corte dos cursos

Site do Sisu apresenta lentidão e instabilidade

Continua após a publicidade
Publicidade