Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Inscrições ao Sisutec terminam nesta segunda-feira

Programa oferece 239.792 vagas em cursos técnicos. Seleção será pelo Enem

Por Da Redação 12 ago 2013, 10h10

Os interessados em participar da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) têm até esta segunda-feira para fazer sua inscrição, exclusivamente pelo site do programa. Para o 2º semestre deste ano, o programa oferece 239.792 vagas em 117 cursos técnicos.

Leia mais:

Oito carreiras técnicas com maior expansão de vagas no Brasil ​

Leia também:

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014 Enem 2013: temas para treinar para a redação Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade Videoaulas do Curso Pré-Enem O mapa do Enem: Universidades que usam as notas da avaliação na seleção de alunos Como é calculada a nota do Enem

O resultado da primeira chamada será conhecido na quarta-feira, dia 14, com matrícula dos convocados entre os dias 15 e 16. A segunda lista de aprovados está prevista para o dia 19, com matrícula no dia seguinte.

Continua após a publicidade

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 85% das vagas totais do programa serão destinadas a estudantes que, independentemente da renda familiar per capita, tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada.

Nas instituições federais de ensino, 50% das vagas serão reservadas a candidatos que, além de terem cursado o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em unidades particulares, tenham renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (1.017 reais).

Haverá reserva de vagas também a estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas, segundo o percentual de cada um desses grupos definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado de oferta dos cursos. As vagas restantes – após cumpridas todas as reservas – serão abertas à ampla concorrência.

No momento da inscrição, o candidato deve indicar a modalidade a qual deseja concorrer (reserva de vagas ou ampla concorrência) e até duas opções de curso, indicando sua preferência.

Os cursos para técnicos em informática são os oferecem o maior número de vagas: 23.292, ao todo. Em seguida, estão os cursos de técnico de enfermagem (14.263 vagas) e os de técnico em logística (13.576 vagas). O tempo para formação varia entre um e dois anos.

Em relação à distribuição de vagas, o estado de São Paulo é o que oferece o maior número de oportunidades: 76.662 vagas, seguido por Pernambuco (40.700) e Minas Gerais (27.947). Já Roraima (490), Rondônia (430) e Amazonas (160) estão no fim da lista.

Continua após a publicidade
Publicidade