Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inep deve dar a estudante cópia de redação do Enem

MEC tentou evitar, com pedido na justiça, mostrar a correção ao aluno

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está obrigado a apresentar cópia da redação do estudante de São Paulo que teve sua avaliação alterada de “anulada” para 880 pontos.

O jovem foi informado da mudança de sua nota dois dias depois de conseguir uma liminar na justiça que permitia vistas à redação corrigida. Sua intenção era verificar – e eventualmente contestar – as razões da anulação. O Inep, porém, alterou a nota sem entregar o texto do aluno.

O Instituto evitou, por meio da Procuradoria Federal, mostrar a redação ao aluno, pedindo reconsideração da decisão liminar. O juiz de plantão na Justiça Federal em São Paulo decidiu ontem não apreciar o pedido, mantendo a liminar anterior.

O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de assessoria de imprensa, que está dentro do prazo estabelecido pela Justiça e vai encaminhar a cópia. Não esclareceu por que ainda não o fez e a razão pela qual tentou evitar o acesso à redação. Outros dois estudantes, do Rio de Janeiro, tiveram acesso às redações após decisões judiciais. Um terceiro aguarda o envio.

(Com Agência Estado)