Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo anuncia 2 milhões de vagas no Pronatec em 2016 e criação do “MECflix”

Total de vagas criadas no segundo mandato de Dilma continua longe da promessa de 12 milhões feita em campanha

Nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, participaram da cerimônia de abertura da nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão ofertadas 2 milhões de vagas nesta fase, aproximadamente 1,6 milhão em cursos de curta duração (até dois meses) e cerca de 400 000 matrículas em cursos de dois a três anos. Em 2015 foram oferecidas 1,3 milhão de matrículas. Somadas, as vagas criadas continuam longe da promessa de 12 milhões feita em campanha.

Leia também:

Número de ingressos no mercado pelo Pronatec é igual aos sem qualificação

Governo reduz pela metade vagas do Pronatec

Um dos objetivos prioritários do Pronatec 2016 é são os alunos que não concluíram os estudos na idade certa: “Nós temos 81,8 milhões de pessoas, segundo Pnad de 2014, com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio, e 58 milhões que não fizeram o fundamental. A vida exigiu que eles fossem trabalhar mais cedo”, disse Mercadante. De acordo com o ministro, serão oferecidas 300 000 vagas para candidatos que se encaixam nesse perfil.

“MECFlix” – O Ministério da Educação (MEC) também anunciou a parceria com mais de 30 emissoras públicas para criar uma plataforma chamada de ‘MECFlix’, alusão ao serviço de streaming Netflix, para a transmissão de aulas e orientações dos professores.

O controle de cursos inscritos passou por mudanças e só serão reconhecidos os cursos que tiveram no máximo 15% de evasão. Após um ano de conclusão, as instituições devem informar ao MEC se os alunos estão empregados.

Promessa – Na entrevista coletiva após a cerimônia, o ministro da educação afirmou que não tem como garantir que será possível cumprir a meta de criação de 12 milhões de vagas no Pronatec, uma das principais promessas da presidente Dilma Rousseff: “Eu não posso dizer o que vai acontecer até 2018 no cenário em que estamos, mas posso garantir que em 2016 teremos 2 milhões. Nós vamos aguardar o que vai acontecer na economia. Acredito que ela vai se recuperar e a receita vai melhorar e poderemos acelerar a iniciativa”, disse Mercadante.

(Da redação)