Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Fuvest encerra inscrições nesta segunda-feira

Valor da taxa é 130 reais. Primeira fase acontece no dia 25 de novembro

Por Da Redação 10 set 2012, 07h09

Termina nesta segunda-feira o prazo para os interessados se inscreverem na Fuvest, vestibular que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet e a taxa é de 130 reais.

Leia também:

Acesse o manual do candidato da Fuvest 2013

Fuvest divulga lista de beneficiados com isenção e redução de taxas

Ao todo, os candidatos disputarão 11.082 vagas, sendo 100 para a Santa Casa e 10.982 para a USP, que oferece neste ano 130 vagas a mais do que na edição anterior. O curso de engenharia de petróleo, do campus de Santos, oferecerá 40 novas vagas, somadas às dez já existentes. Na Escola Politécnica, em São Paulo, serão criadas mais 30 vagas no curso de engenharia de minas, que passa a ter 40 vagas.

A primeira fase será realizada no dia 25 de novembro. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, além de algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão de múltipla escolha, com cinco alternativas. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo entre os dias 6 e 8 de janeiro. No primeiro dia, eles responderão a dez questões de português e farão uma redação. No segundo, a prova terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro e último dia, serão doze questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão 4 horas de duração.

Continua após a publicidade

Nas duas etapas do vestibular serão cobradas as leituras obrigatórias prevista no programa da Fuvest. São elas: Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett; Til, José de Alencar; Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; O Cortiço, Aluísio Azevedo; A Cidade e as Serras, Eça de Queirós; Vidas Secas, Graciliano Ramos; Capitães da Areia, Jorge Amado; Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade.

O resultado da primeira fase estará disponível para consulta a partir do dia 2 de fevereiro. Para conferir o calendário completo da Fuvest, acesse o Manual do Candidato, que já está disponível na internet.

Bônus – Os estudantes oriundos da rede pública terão um bônus acrescido na nota final do vestibular. Aqueles que se inscreveram no Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp) receberão até 15% de bônus. Quem não se inscreveu no programa poderá optar pelo Sistema de Pontuação Acrescida, que prevê um acréscimo de até 8% na nota final do candidato dependendo do desempenho na primeira fase.

Leia também:

Confira o calendários dos principais vestibulares de São Paulo

A lista de livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp 2013

Nove temas da atualidade que podem cair no Enem e nos vestibulares de 2012/2013

Continua após a publicidade
Publicidade