Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fuvest divulga nota de corte do vestibular 2012

Pontuação mínima para avançar para 2ª fase cresce. Medicina lidera, com 73 pontos

A Fuvest, responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), divulgou nesta segunda-feira a nota de corte da primeira fase de seu processo seletivo 2012. As carreiras de medicina e de ciências médicas lideram a lista, com 73 pontos. Em seguida, aparece o curso de engenharia aeronáutica (São Carlos), com 67 pontos. A nota de corte é a pontuação mínima necessário para o acesso à segunda fase do vestibular.

Confira a nota de corte dos cursos mais concorridos

As notas de corte das principais carreiras da USP aumentaram em relação ao ano passado. Em média, houve um acréscimo de 4,5 pontos, sendo que o maior salto foi registrado na carreira de medicina veterinária (campus Pirassununga). A nota, que no vestibular 2011 era de 39 pontos, saltou para 50 neste ano.

A primeira fase do vestibular da Fuvest foi realizada no última dia 27, para mais de 146.000 inscritos. Das 90 questões aplicadas, uma foi cancelada pela organização após reclamações de professores: o teste apresentava um erro conceitual. A lista de aprovados para a segunda etapa será divulgada na próxima segunda-feira, dia 19. As provas da segunda fase acontecem entre 8 e 10 de janeiro, e a convocação para matrículas será feita no dia 4 de fevereiro.

Neste ano, o curso de engenharia civil no campus de São Carlos, no interior do estado, tornou-se a carreira mais concorrida da Fuvest, com 52 candidatos para cada vaga oferecida. Em seguida, aparecem medicina (51), publicidade e propaganda (47) e relações internacionais (44).

Mudanças – O vestibular da Fuvest 2012 traz mudanças em relação a edições anteriores. O rendimento na primeira fase será somado às notas da segunda etapa para a composição da média final do candidato. Outra alteração: quem acertar menos de 27 questões na primeira fase estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

O número de candidatos aprovados para a segunda fase também mudou. A proporção de candidatos por vaga na fase final vai variar de 2 a 3, conforme o desempenho dos candidatos na primeira fase: carreiras mais disputadas, em que o resultado médio dos inscritos costuma ser melhor, terão mais candidatos por vaga. Por fim, os aprovados para a segunda etapa responderão apenas a 16 questões – e não mais a 20, como em anos anteriores. Caso não seja aprovado para o curso no qual se inscreveu, o candidato poderá concorrer a outra carreira, após a divulgação da terceira chamada de aprovados.

Leia também:

Confira o gabarito e a resolução prova da Fuvest 2012