Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fies: um pesadelo para o aluno e uma farra para as universidades

O programa de financiamento do ensino superior transformou-se numa baderna: faculdades privadas ganham rios de dinheiro e ainda lesam os estudantes

Reportagem de VEJA desta semana mostra como o Fies, um programa de financiamento estudantil que nasceu como uma excelente ideia ao abrir as portas das faculdades para jovens desfavorecidos, se transformou numa grande farra para universidades privadas – que chegaram a crescer 22 130%, como o grupo Kroton – e um pesadelo para os estudantes. VEJA entrevistou quase uma centena de alunos que têm ou tiveram financiamento do Fies e encontrou um leque de irregularidades relacionadas às mensalidades que fazem com que apoiados pelo Fies paguem mais que os outros estudantes. Mas a disparidade é só um dos indícios de que o Fies é um programa mal gerido e mal fiscalizado. Há outro efeito perverso: o endividamento superlativo de milhares de estudantes de baixa renda, o que levou a uma taxa de inadimplência de 49%.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Não existe lanche gratis….

    Curtir

  2. antonio carlos Ferreira

    Este programa sempre foi uma farsa. E o Kroton é de ninguém mais que Mares Guia ex- Ministro da Educação do Lula. Há que se investigar se não há empréstimos para quem não existe e outras banalidades do ex- governo. Parabéns pela reportagem. Ninguém fala de assunto seríssimo como este, bem como ninguém reclama. O que se sabe ´=e que nível de ensino, se há que existe é baixíssimo.

    Curtir

  3. O governo não deve dar nem dinheiro para a educação nem para a saúde, tudo tem que ser privatizado. quem quiser que junte dinheiro para ter. a educação superior deve ser uma exclusividade para RICOS. O certo é o governo repassar este dinheiro para as igrejas evangélicas.

    Curtir

  4. Submundo Cleptocrata!!!!

    Curtir

  5. Laura Adelina da Conceicao

    mais uma herança maldita da comparenhada de Lula, Dilma e o PT – Srs. repórteres da Veja: vão dar uma olhadinha no Minha Casa Minha Vida (e minha propina), pois tudo indica que outra lambança ocorreu também nessa marketagem política inventada pela pelegada.

    Curtir

  6. Democrata Cristão

    Esta baderna do FIES foi proporcionado pelo PT e as Esquerdas. Foi o maior Oba-Oba para as universidades, as universidades compravam outras universidades só de olho no FIES, e além de comprar a universidade demitiam os melhores professores e contratavam um incompetente a baixo salário. Por isso o ensino superior está uma porcaria.

    Curtir

  7. O Brasil vive de corrupção!

    Curtir

  8. Joao Campos Neto

    Deem uma olhada nos excepcionais lucros destes grupos de ensino!
    Nem cocaína dá tanto lucro líquido.

    Curtir