Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fechamento da São Marcos será oficializado na 2ª feira

Mais cedo, a instituição paulista negou que estivesse encerrando suas atividades. MEC rebate

O Ministério da Educação (MEC) afirmou nesta sexta-feira que o descredenciamento da Universidade São Marcos, anuniciado na quinta-feira, será oficilizada na edição de segunda-feira do Diário Oficial da União (DOC). Mais cedo, a São Marcos havia publicado um comunicado alegando que a decisão do MEC não tem respaldo oficial. A universidade nega que esteja encerrando suas atividades.

Leia também:

MEC notifica 30 universidades por suspeita de manipulação no Enade

MEC anuncia mudanças nas regras do Enade

MEC cria auditoria para investigar denúncia contra Unip

Por que cortar vagas em instituições de ensino é crime de lesa-pátria

“A informação contida no site do Ministério da Educação tem caráter informativo, sem qualquer respaldo oficial, e a forma de sua divulgação causou estranheza e está gerando um grande desencontro de informações entre imprensa, professores, alunos e sociedade”, diz um comunicado oficial da São Marcos. O MEC, no entanto reafirma o descredenciamento e informa que, após a publicação no Diário Oficial, a instituição paulista poderá recorrer no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Desde setembro de 2011, a Universidade São Marcos está sob intervenção judicial por descumprimento de obrigações trabalhistas. Além da intervenção, a instituição está sob supervisão do MEC desde março passado, para a verificação de possíveis irregularidades na gestão administrativa e na composição do corpo docente, além de indícios de insustentabilidade financeira.

Uma medida cautelar do governo federal determinou a suspensão do ingresso de novos alunos e das prerrogativas de autonomia universitária, até que a análise documental do recredenciamento da instituição seja finalizada com parecer satisfatório.

Confira na íntegra a nota de esclarecimento da Universidade São Marcos:

A Universidade São Marcos, por intermédio de seu interventor judicial Carlos Roberto Galli e sua Reitora Dra. Maria Aurélia Varella, vem a público, a respeito das notícias que estão sendo veiculadas pela imprensa, sobre o descredenciamento da Universidade pelo Ministério da Educação, informar que não há nenhuma informação oficial determinando o encerramento das atividades.

A informação contida no site do Ministério da Educação tem caráter informativo, sem qualquer respaldo oficial, e a forma de sua divulgação causou estranheza e está gerando um grande desencontro de informações entre imprensa, professores, alunos e sociedade.

Na próxima segunda feira, dia 26 de março de 2012 haverá uma reunião de esclarecimentos entre os Representantes da Universidade e a Diretoria do Ministério da Educação Dra. Marta Abramo, Dr. Samuel Feliciano e Dr. André Bucar para serem discutidas as novas diretrizes a serem seguidas, portanto, as aulas não foram interrompidas e continuam normalmente.

Pedimos a todos que aguardem um novo pronunciamento de nossa parte.

Todas as comunicações oficiais emitidas pela Universidade São Marcos serão feitas exclusivamente por este Canal [http://www.smarcos.net/].

Conjuntamente,

Intervenção Judicial e Reitoria”

Leia também:

MEC notifica 30 universidades por suspeita de manipulação no Enade

MEC anuncia mudanças nas regras do Enade

MEC cria auditoria para investigar denúncia contra Unip

Por que cortar vagas em instituições de ensino é crime de lesa-pátria