Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estão abertas as inscrições para Fies do segundo semestre de 2019

Candidatos têm até 1º de julho para se cadastrar no programa que oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de universidades privadas

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019 foram abertas nesta terça-feira, 25, e os candidatos têm até 1º de julho para fazer o cadastro. O programa oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior. A segunda edição do ano oferta 46.660 vagas em universidades — no primeiro semestre, foram oferecidas 53.400 oportunidades.

O Fies oferece duas modalidades. A primeira é financiamento a juro zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é a P-Fies, destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Pode participar do programa o candidato que tenha realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com uma média de 450 pontos em todas as provas e nota acima de zero na redação. Estudantes que tenham concluído algum curso de ensino superior também podem se inscrever, caso não tenham nenhuma dívida de financiamento com o Fies.

As inscrições são feitas pelo site oficial do programa. Informando o CPF e a data de nascimento, o sistema localizará o resultado do Enem. Caso o candidato tenha a pontuação mínima exigida, é possível dar continuidade ao cadastro. Os resultados das duas modalidades serão divulgados no dia 9 de julho. Para o Fies, haverá chamada regular e lista de espera. No P-Fies, há apenas chamada única.

Confira o cronograma abaixo:

Inscrições: 25 de junho a 1º de julho

Resultados: 9 de julho

Complementação da inscrição na modalidade Fies: 10 a 12 de julho

Lista de espera da modalidade Fies: 15 de julho a 23 de agosto