Clique e assine a partir de 9,90/mês

Enem na Copa: fique em forma estudando só 1 hora ao dia

Preparação começa na próxima sexta-feira e vai até 11 de julho. Quem participar vai resolver o equivalente a duas provas completas do Enem

Por Bianca Bibiano - 7 jun 2014, 11h52

Calendário da Maratona
Início Fim
1ª semana 13/6 20/6
2ª semana 21/6 27/6
3ª semana 28/6 4/7
4ª semana 5/7 11/7

A realização da Copa do Mundo vai coincidir com as férias de muitas escolas brasileiras e, por isso, é muito provável que pouca gente pense em estudar nas próximas quatro semanas. Quem vai fazer o Enem em novembro, porém, pode manter-se em forma durante o período de recesso estudando apenas uma hora por dia. A parceria entre VEJA.com e a startup AppProva vai oferecer simulados breves nesse período: os testes vão apresentar semanalmente questões das quatro áreas da prova na medida certa para quem quer acompanhar os jogos, curtir as férias e manter-se afiado para o Enem.

A Maratona Enem começa na próxima sexta-feira e segue até o dia 11 de julho, às vésperas da partida final da Copa. No início de cada período (confira o calendário na tabela acima), serão colocados no ar quatro pequenos simulados: cada um deles apresentará seis questões para cada uma das grandes áreas cobradas no Enem (ciências humanas, ciências da naturereza, matemática e linguagens), totalizando 64 testes. Ao fim das quatros semanas de preparação, serão 384 questões resolvidas.

Para participar, os interessados devem preencher um cadastro na ferramenta do AppProva em VEJA.com, utilizando o campo “Perfil”. No final de cada semana, o sistema divulgará a correção dos testes e exibirá gráficos comparativos para que o estudante saiba como está sua pontuação em relação aos demais participantes da Maratona.

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: o que fazer na prova e na matrícula Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você Temas de atualidades que podem cair no Enem e vestibulares 2014/15 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem TRI: como é calculada a nota do Enem

“Ao fim das quatro semanas, os participantes terão feito o equivalente a duas provas completas do Enem, dedicando aos estudos cerca de uma hora por dia apenas. Dá para aproveitar as férias e acompanhar a Copa”, diz Matheus Goyás, diretor de estratégia do AppProva. “Ao final da Maratona, o estudante terá um diagnóstico completo de desempenho e poderá identificar as áreas em que mais se destacou e onde precisa melhorar.”

A correção das provas da maratona não será feita pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na correção Enem, mas sim pelo método tradicional de erro e acerto. “Isso permitirá que a correção seja feita ao fim de cada semana de Maratona e que o participante prossiga para a próxima etapa imediatamente”, diz Goyás. Os testes foram elaborados pelas equipes pedagógicas de colégios que trabalham em parceria com o AppProva e que figuram nas primeiras posições do ranking naconal do Enem 2013.

Criado em 2012, o AppProva já ajudou, via aplicativo para Facebook, na preparação de mais de 500.000 estudantes. Em parceria com VEJA.com, a startup vem realizando também simulados completos do Enem – que seguem o método de correção pela TRI. O primeiro aconteceu no fim de abril e foi um sucesso: os participantes receberam relatórios de desempenho, que destacam seus pontos fortes e fracos, e também a nota final corrigida pela TRI. O próximo simulado será realizado entre os dia 2 e 11 de agosto. A prova é gratuita: para participar, basta acessar a ferramenta do AppProva em VEJA.com nos dias de prova, realizar o cadastro e resolver os testes.

Continua após a publicidade
Publicidade