Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem já registra 1,6 milhão de inscrições

Ministério da Educação espera que número de participantes supere em 10% a cifra registrada em 2011, atingindo 6 milhões

Desde segunda-feira, mais de 1,6 milhão de pessoas já se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, que será realizado em novembro. Desse total, 990.000 são estudantes que já concluíram o ensino médio; 390.000 devem encerrar o ciclo neste ano. A meta do Ministério da Educação (MEC) é um incremento de 10% em relação ao número de inscrições realizadas no ano passado (5,4 milhões), o que elevaria o número para 6 milhões – isso inclui registros efetivamente pagos. As inscrições vão até o dia 15 de junho.

Leia mais:

Informações e orientações sobre o Enem

Guia do Candidato: saiba como se inscrever

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, divulgou os dados em entrevista coletiva nesta quinta-feira. Ele diz que, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a adesão ao Enem é proporcionalmente maior do que no eixo Sul-Sudeste do país. “Nessas regiões mais carentes, o Enem talvez seja uma opção ainda mais decisiva em termos de acesso à universidade”, disse.

Mercadante também comentou as ações do MEC para evitar o problema do vazamento de questões ocorrido na edição de 2011 do exame. Ele afirmou que medidas de segurança foram adotadas para evitar novo vazamento a partir dos pré-testes – provas aplicadas em escolas pelo Brasil que calibram as questões que depois serão usadas no Enem. Mercadante se recusou, contudo, a dar detalhes do que foi feito para impedir novos vazamentos.

O ministro preferiu também não entrar em detalhes sobre o número de questões disponíveis no banco de itens do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas (Inep), autarquia do MEC responsável pela elaboração do Enem. “O banco de itens é uma informação estratégica da segurança do sistema e nós classificamos como sigilosa”, justificou. A estimativa é que existam cerca de 6.000 itens. O número fica bem abaixo do considerado adequado: 20.000. Nos Estados Unidos, para a realização do chamado SAT, o Enem americano, o banco correspondente possui mais de 80.000 questões.

A entrevista coletiva de Mercadante sofreu atraso de quase uma hora porque o Siga, sistema usado para o monitoramento das inscrições no Enem, estava fora do ar.

Leia mais:

Informações e orientações sobre o Enem

Guia do Candidato: saiba como se inscrever