Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem: física tem a questão mais difícil de ciências da natureza

A questão era bastante complexa e exigia diversos saberes para chegar à conclusão

A disciplina de física teve a questão mais difícil da prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado por 8,3 milhões de estudantes. De acordo com Harley Satto, professor de física do Anglo, a questão 53 da prova branca (72 na amarela, 82 na azul e 84 na rosa) exigia que o estudante tivesse muita paciência e soubesse organizar com calma seu raciocínio, já que os problemas propostos exigiam longas reflexões.

“Era uma pergunta complexa, que exigia vários saberes para chegar à conclusão”, afirma Satto. Segundo o professor, o aluno deveria lidar com cálculos relacionados a polias, um corpo que escorrega em função do atrito e, por fim, realizar contas exponenciais.

No entanto, conforme explica Satto, a contextualização da pergunta pode ter atrapalhado muitos estudantes.  “Não sou contra a contextualização, pois a considero necessária. O problema, no entanto, é que nessa questão – como em outras que vimos nessa prova – o texto não ajuda na resolução do problema. Se o que vem antes não auxilia, não é necessário incluir. A prova já é longa demais e isso pode cansar os alunos”, afirma o professor.

Uma dica do mestre para essas perguntas que necessitam de um tempo maior de realização é controlar a ansiedade. Segundo ele, conforme os estudantes começam a ficar mais nervosos, é comum que queiram encontrar uma resposta muito rápido – e controlar esse impulso pode ser a garantia de chegar à resposta correta.

Ao fim da tarde deste sábado e domingo, o site de VEJA exibe o gabarito extraoficial da prova, com as questões do exame resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares. O gabarito oficial da prova será divulgado nesta quarta-feira (9).

Enem remarcado

O Enem será realizado neste fim de semana por 8,3 milhões de candidatos em todo o país. Na manhã deste sábado, o número de alunos que tiveram Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) remarcado cresceu para 271.033, segundo o Inep. Agora, são 405 escolas que integram a lista de escolas ocupadas que seriam locais de prova – o exame desses alunos será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro. Quem não recebeu qualquer comunicado oficial do Inep, por e-mail ou SMS, deve comparecer normalmente ao local de prova. Confira aqui a lista completa de escolas em que não haverá prova.