Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem: candidatos compartilham fotos a partir das salas de prova e são eliminados

Segundo o MEC, varredura realizada pela pasta localizou esses participantes

O Ministério da Educação (MEC) informou ter identificado estudantes que faziam fotografias no interior das salas de prova do Enem, neste sábado, e compartilhavam as imagens nas redes sociais. De acordo com a pasta, esses participantes foram retirados das salas e terão as provas anuladas.

Segundo o MEC, a identificação foi feita graças ao acompanhamento que o próprio órgão realiza junto a redes como o Twitter. Ainda não é possível precisar quantas pessoas estariam fazendo uso do celular dentro das salas de prova.

Na rede Instagram, usuários postaram fotos dos cartões de resposta antes do início do exame (confira as imagens). Fotos de documentos e das provas lacradas também foram compartilhadas. De acordo com o edital do Enem, os celulares estão proibidos em sala de prova. Assim como outros aparelhos eletrônicos, os telefones deveriam ter sido desligados e lacrados antes das 13h.

Cancelamento – Mais cedo, espalhou-se no Twitter um boato sobre o cancelamento do Enem. O texto, marcado com a hashtag #ENEM2012cancelado, chegou a ocupar o segundo lugar na lista de assuntos mais comentados no Twitter por volta das 12h30. O Ministério da Educação negou o cancelamento da prova.

O boato teria, segundo o MEC, partido do perfil @gui_pangua. Identificado pelo ministério, o caso foi encaminhado à Polícia Federal, que deve investigar o assunto. O MEC informou ainda que, assim que o boato foi identificado, os demais perfis que haviam repassado a informação adiante começaram a retirá-la da rede.

Provas – Neste sábado, os estudantes terão de responder a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza, que englobam as disciplinas de história, geografia, química, física e biologia. O tempo máximo para realização do exame é de quatro horas e meia, o que significa uma média de três minutos para cada item. Já no domingo, os candidatos terão cinco horas e meia para resolver mais 90 questões de linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira), matemática e redação. Em ambos os dias, os participantes são autorizados a deixar as salas após duas horas de prova. Contudo, se quiserem levar para casa o caderno de questões não poderão sair antes dos 30 minutos finais.

No fim da tarde, o site de VEJA publica o gabarito em parceria com o Anglo Vestibulares. Em vídeos, os professores do cursinho comentam o exame. O gabarito oficial será divulgado pelo MEC até quarta-feira.

Confira a cobertura completa do Enem 2012:

O drama dos que chegaram atrasados

Candidatos evitam atraso no Rio e em São Paulo

Com 5,7 mi de inscritos, Enem tem desafio: evitar falhas

MEC desmente boato sobre cancelamento do Enem

Confira mais informações sobre o Enem 2012:

Saiba o que fazer caso ocorram novas falhas no Enem

Correção da redação deve provocar mais queixas

MEC diz estar pronto para eventual apagão

MEC pede à PF investigação sobre boato de cancelamento do Enem

Número de redações inválidas no Enem sobe 168%