Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2016: MEC recorre a ‘Game of Thrones’ para divulgar inscrições

O Ministério da Educação postou em sua conta do Twitter imagem inspirada na série, que teve o primeiro capítulo da sexta temporada exibida neste domingo. Estudantes interessados têm de 9 a 20 de maio para se inscreverem no exame

O Ministério da Educação (MEC) aproveitou a espera dos fãs da série Game of Thrones pelo primeiro episódio da sexta temporada, exibido no último domingo, e chamou atenção para o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa em 9 de maio. A imagem utilizada pelo MEC, com a frase “Enem is coming” (“O Enem está chegando”, em português) foi inspirada em ‘ Winter is coming’ (“O inverno está chegando”, em português), do episódio que iniciou a saga, em 2011. A série bate recordes de audiência sucessivos. O último episódio da quinta temporada foi visto por 8,1 milhões de telespectadores.

Leia também:

Enem 2016: provas ocorrem em 5 e 6 de novembro

“Hora do Enem”: governo lança site com simulados e programa de televisão para candidatos ao exame

O MEC usou a série para tentar atrair os alunos para o exame, que teve uma queda significativa de inscrições em 2015. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2015 teve 7.746.057 candidatos inscritos, representando uma diminuição de 11,2% em relação a 2014, com 8.722.239 inscritos.

“O Enem está chegando” – Os alunos interessados em participar da edição deste ano devem se inscrever no site do Enem, a partir das 10h de 9 de maio até as 23h59 de 20 de maio. A taxa de inscrição é de 68 reais e deve ser paga até 25 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Estão isentos os estudantes que, neste ano, concluem o ensino médio em escolas públicas e participantes que declararem carência. Quem obteve o benefício em 2015 e não compareceu à prova não terá esse direito, a não ser que a justificativa apresentada no sistema de inscrição seja aprovada pelo Inep.

O MEC espera 8 milhões de inscrições para este ano e mais de 6 milhões de participantes para o exame.

Provas – As provas do Enem serão em 5 e 6 de novembro. O exame do dia 5 (sábado) será de Ciências Humanas e da Natureza e terá 4h30 de duração, enquanto no dia 6 (domingo) os candidatos terão 5h30 para concluir a prova de Redação, Matemática e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Os portões abrem às 12 horas, fecham às 13 horas e a aplicação da prova tem início às 13h30 para o público em geral (e às 19 horas para sabatistas).

(Da redação)