Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2013: textos longos são obstáculos do 1º dia

Candidatos fazem provas de ciências humanas e da natureza. VEJA publica gabarito extraoficial, com resolução do Anglo Vestibulares

Leia também:

O que fazer nos dias do Enem

Teste vocacional: escolha sua carreira Atualidades que podem cair no Enem Temas para treinar a redação do Enem Conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem Como é calculada a nota do Enem

Neste sábado, os estudantes respondem a 90 questões de ciências humanas (história e geografia) e ciências da natureza (química, física e biologia). O tempo máximo para realização do exame é de quatro horas e meia, o que significa uma média de três minutos para cada item. No fim da tarde, VEJA exibirá o gabarito extraoficial da prova, com questões resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares.

Confira o gabarito extraoficial do 1º dia de provas

No domingo, serão cinco horas e meia para resolver 90 questões de linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e matemática, além de realizar a redação. A dissertação é valiosíssima: vale de 0 a 1000 pontos e quem obtém zero fica automaticamente impossibilitado de disputar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, e pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo em universidades privadas.

Em ambos os dias, os participantes são autorizados a deixar as salas após duas horas de prova. Contudo, se quiserem levar para casa o caderno de questões não podem sair antes dos 30 minutos finais.

Perfil dos candidatos – De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a maioria dos participantes do Enem 2013 é mulher (58,3%). Pela primeira vez, o número de pessoas que se autodeclararam pardas (43,4%) superou o de brancas (39,5%). Já negros representam 12,4% do total. Sudeste foi a região com o maior número de inscritos (2,6 milhões), seguida pelo Nordeste (2,3 milhões).

Orientações – Chegar um minuto atrasado, esquecer o documento de identificação em casa ou não levar o material adequado são falhas consideradas imperdoáveis e que resultam na eliminação do candidato naquele dia de prova. Confira a seguir as principais regras da avaliação federal e fique atento: