Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2013: pelo Twitter, MEC dá orientação errada aos candidatos

Post diz que prova do domingo terá 5 horas de duração — são, na verdade, 5 horas e 30 minutos. VEJA publica gabarito extraoficial, com resolução do Anglo Vestibulares

Leia também:

O que fazer nos dias do Enem

Teste vocacional: escolha sua carreira Atualidades que podem cair no Enem Temas para treinar a redação do Enem Conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem Como é calculada a nota do Enem

A assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado uma orientação errada aos candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Em seu perfil no Twitter, a pasta diz que a prova a ser aplicada neste domingo, dia em que é realizada a redação, tem 5 horas de duração – na verdade, são 5 horas e meia.

Confira o gabarito extraoficial do 1º dia de provas

“#Enem2013: Fique atento ao tempo de realização das provas. No 1º dia você tem 4h30. No 2º dia você tem 5h. Divida bem o seu tempo”, dizia o tuíte, publicado na rede social às 11h34 deste sábado.

Confira a reprodução do tuíte da assessoria de comunicação do MEC abaixo:

A informação correta pode ser encontrada no Manual do Enem 2013, publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC que organiza a prova.

Confira a reprodução do site do Enem com a informação correta abaixo:

Site do Inep, autarquia do MEC que organiza o Enem, traz a orientação correta: são 5h30 para a realização da prova no domingo Site do Inep, autarquia do MEC que organiza o Enem, traz a orientação correta: são 5h30 para a realização da prova no domingo

Site do Inep, autarquia do MEC que organiza o Enem, traz a orientação correta: são 5h30 para a realização da prova no domingo (/)

1º dia de provas – Neste sábado, os candidatos respondem a 90 questões de ciências humanas (história e geografia) e ciências da natureza (química, física e biologia). O tempo máximo para realização do exame é de quatro horas e meia, o que significa uma média de três minutos para cada item.

Já no domingo, os candidatos têm cinco horas e meia para resolver as 90 questões de linguagens e matemática, além de realizar a redação. A dissertação é um ponto delicadíssimo da avaliação: quem obtiver nova zero fica automaticamente impossibilitado de disputar vagas no Sisu, Prouni e Sisutec. Também fica inabilitado a receber o certificado do ensino médio.