Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2012 tem abstenção de 27,9%

Índice é maior do que o de 2011. Não foram registradas ocorrências graves durante a realização das provas, que aconteceram neste fim de semana

Enem 2012

Confira o manual do candidato

Seis formas de usar a nota do Enem

Saiba como é calculada a nota do Enem

O que pode e o que não pode em 9 regras

Confira o mapa do Enem 2012

Nove temas atuais que podem cair na prova

Raio-X: os temas mais cobrados até hoje

Confira todas as notícias sobre o Enem aqui

O índice de abstenção nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou em 27,9%, um percentual ligeiramente superior ao da edição anterior. Em 2010, a parcela de candidatos ausentes foi de 29,2%. No ano seguinte, 27,6%. Ao todo, cerca de 4,2 milhões de alunos – dos 5,7 milhões de inscritos – compareceram aos dois dias de prova.

Confira o gabarito do Enem:

1º dia de provas

2º dia de provas

O Ministério da Educação (MEC) afirma não ter registrado nenhuma ocorrência grave durante a realização do exame. “Não tivemos até agora nenhum indício que pudesse arranhar a credibilidade e a eficiência do Enem”, disse o ministro Aloizio Mercadante na noite deste domingo. No entanto, houve problemas localizados.

Em Amargosa (BA), fortes chuvas destelharam escolas e impediram a conclusão da prova. Na mesma região, outras quatro cidades foram afetadas pela falta de energia. Nesses casos, entretanto, a realização do exame foi concluída. Em Rio Branco, no Acre, a prova dos alunos sabatistas — cuja religião pede para reservar o dia de sábado, só liberando-o a partir do pôr-do-sol — foi interrompida por um apagão na noite do sábado. Já no Rio de Janeiro, alguns alunos com deficiência visual não receberam as condições adequadas para a realização do exame.

Em todos os casos em que não foi possível a aplicação total da prova, os alunos terão uma nova chance de fazer o Enem. Entre eles está Pâmela Oliveira, de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, que deu à luz momentos antes de iniciar o exame. O novo Enem será aplicado nos dias 4 e 5 de dezembro, segundo o MEC.

Nos dois dias de prova, 65 inscritos foram eliminados por publicar nas redes sociais fotos do caderno de provas, o que viola as normas do Enem. “Como se fosse uma brincadeira, eles jogaram fora a oportunidade deles. Essa responsabilidade tem que ser compartilhada com todos. É um momento muito importante para a grande maioria dos jovens”, disse Mercadante.

Em Mato Grosso, policiais tentaram entrar em um local de prova para deter um candidato contra o qual havia um mandado de prisão expedido. Os organizadores do Enem, entretanto, só permitiram a abordagem após o fim da prova.

Boatos – O ministro da Educação disse ainda que pediu à Polícia Federal que apure o autor de boatos que circularam na internet na manhã de sábado dando conta de que o Enem havia sido cancelado. De acordo com Mercadante, a informação original foi divulgada por um usuário do Twitter, morador de Campinas. Mercadante defendeu uma mudança na lei para impedir a circulação de informações falsas que prejudiquem os candidatos. “Nós precisamos ter uma legislação que seja capaz de tratar dessas situações”, disse ele.

O Enem foi aplicado neste fim de semana. No primeiro dia de provas, foram 90 questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, foram mais de 90 questões sobre linguagens e matemática, além de uma redação. Em parceria com o Anglo Vestibulares, o site de VEJA publicou a correção da prova. O gabarito oficial do Enem só deve ser divulgado na quarta pelo MEC.

Confira a cobertura completa do segundo dia de provas do Enem 2012:

Confira o gabarito do segundo dia de provas

Mais 28 são eliminados por fotografar prova

Estudante dá à luz no local da prova e ganha nova chance

Estudantes criticam tema da redação do Enem 2012

Atrasados do 2º dia culpam transporte público

Estudantes voltam a compartilhar fotos feitas nas salas de prova

Tema da redação: movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Última dia de prova tem a temida redação

Em Enem mais longo, candidatos tentam evitar afobação

Confira a cobertura completa do primeiro dia de provas do Enem 2012:

MEC elimina 37 por fotografar prova

Confira o gabarito do primeiro dia de provas

Cansaço é maior que dificuldade no 1º dia

Candidatos compartilham fotos a partir das salas de prova e são eliminados

O drama dos que chegaram atrasados

Candidatos evitam atraso no Rio e em São Paulo

Com 5,7 mi de inscritos, Enem tem desafio: evitar falhas

MEC desmente boato sobre cancelamento do Enem

Confira mais informações sobre o Enem 2012:

Saiba o que fazer caso ocorram novas falhas no Enem

Correção da redação deve provocar mais queixas

MEC pede à PF investigação sobre boato de cancelamento do Enem

Número de redações inválidas no Enem sobe 168%