Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2011: ‘professor’ dá dicas de última hora em SP

Participantes aproveitam: 'Ainda dá tempo de aprender', diz estudante

Enem: cobertura completa

Confira o gabarito do sábado:

Provas azul, amarela, branca e rosa

Orientações:

Confira seu local de prova na internet

Saiba o que pode e o que não pode

Nutricionistas dão dicas do que comer

Como driblar a ansiedade antes da prova

Imprima o manual do candidato do Enem

Onze temas atuais que podem aparecer

Confira todas as notícias sobre o Enem aqui

Faltava pouco para o íncio da última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 quando um grupo de estudantes recebia dicas de útlima de hora. Em frente ao campus da Uninove, na Zona Oeste de São Paulo, Márcio Antônio Barbosa, que se apresentou como professor, “ensinava” técnicas para calcular raíz quadrada e outras operações matemáticas que costumam assustar os menos preparados. O show foi bem recebido pela platéia de cerca de 20 pessoas.

“Sempre que ocorrem esses concursos e vestibulares, ensino técnicas para cálculos mirabolantes”, diz o rapaz, que passa os dias no Largo da Batata vendendo kits de estudo de matemática. Luciana Godoi, de 19 anos, é uma das e a aula. “Eu estava estudando por uma apostila com soluções complicadas. Resolvi vir aqui aprender um pouco mais. Sempre há tempo de receber dicas.”

Fernando Garella, de 18 anos, observava a movimentação. O candidato, que veio de Pirituba, também na Zona Oeste, acordou atrasado e aproveitou os momentos finais antes da prova para fazer um lanche reforçado. “Estou confiante. Ontem, acertei 70 questões. Hoje, espero ir ainda melhor.”

Os portões dos locais de prova do Enem fecham pontualmente às 13h00. Na tarde de sábado, dezenas de estudantes ficaram de fora no campus da Uninove em São Paulo. Uma confusão entre as diversas portarias do prédio atrasaram candidatos, que perderam o exame.

Carregando…