Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2011: maratona de provas recomeça neste domingo

Em parceria com o Anglo Vestibulares, VEJA apresentará gabarito após provas

Enem: cobertura completa

Confira o gabarito do sábado:

Provas azul, amarela, branca e rosa

Orientações:

Confira seu local de prova na internet

Saiba o que pode e o que não pode

Nutricionistas dão dicas do que comer

Como driblar a ansiedade antes da prova

Imprima o manual do candidato do Enem

Onze temas atuais que podem aparecer

Confira todas as notícias sobre o Enem aqui

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 retomam neste domingo a maratona de provas do fim de semana. Nesta tarde, a partir das 13h00, os participantes respondem a 90 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura e artes e língua estrangeira) e matemática, além de uma redação. Ao todo, serão 5 horas e 30 minutos de exame e o tempo mínimo de pemanencia no local é duas horas.

Logo após o encerramento do exame, o site de VEJA apresentará o gabarito da prova resolvida pelos professores do Anglo Vestibulares. Os especialistas também vão comentar a avaliação.

Alguns procedimentos são essenciais para que o participante não coloque tudo a perder. Ao sair de casa, ele deve estar certo de seu local de prova. Além disso, é obrigatório ter em mãos um documento original com foto e o cartão de confirmação da inscrição, que foi entregue pelos Correios ou pode ser acessado na página do Enem na internet. Lápis e borracha, assim como relógios e celulares, estão proibidos: o estudante deve estar munido apenas de caneta esferográfica preta fabricada de material transparente. Por fim, os especialistas recomendam que ninguém se dirija ao local de prova de estômago vazio. Fazer a prova em jejum pode prejudicar o desempenho.

Sábado – O primeiro dia do Enem foi marcado pelo alto índice de abstenção: um em quatro candidatos não compareceu ao exame. O índice, porém, foi menor do que o ano passado, quando 27% não apareceram. Na avaliação dos estudantes, as provas de ciências humanas e da natureza foram fáceis, apesar de cansativas. De acordo com os professores do Curso Anglo, a prova foi bem elaborada, mas cometeu deslizes, principalmente na redação dos enunciados.

Ao contrário dos últimos dois anos, a organização da prova não registrou problemas na aplicação da prova e apenas dois episódios chamaram a atenção. Em uma escola do Rio de Janeiro, o Enem começou atrasado e teve de ser encerrado 45 minutos após o horário previsto. E em oito cidades brasileiras, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, eliminou candidatos por usarem o site de microblogTwitter durante o exame.

Professores do Anglo comentam o primeiro dia de provas do Enem. Assista:

Biologia, com o professor Sezar Sasson

Química, com o professor João Usberco

Física, com o professor Ronaldo Carrilho

Geografia, com o professor Ronaldo Scalzareto

História, com o professor José Moura

História Geral, com o professor Gianpaolo Dirigo

Carregando…