Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Em 6 horas, 300.000 se inscrevem no Enem

Por Da Redação 24 Maio 2011, 10h16

O Ministério da Educação informou que 300.000 alunos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) num período de seis horas nessa segunda-feira, primeiro dia das incrições. O exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro

Desde 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83.000 vagas em 83 instituições – entre elas, 39 universidades federais.

Nessa segunda-feira, a comissão de vestibular da Unicamp anunciou que o uso do Enem será opcional para os candidatos e só será considerado quando melhorar a nota da prova. O exame compõe até 20% na nota obtida na primeira fase – mas, neste ano, esse processo só ocorrerá no momento de calcular as notas finais dos candidatos, após a segunda fase. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Outras informações podem ser obtidas no site do Enem ou pelo telefone 0800-616161. As inscrições para o Enem deste ano se encerram no dia 10 de junho.

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade

Publicidade