Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Das dez maiores universidades, três são públicas

Somente três das dez maiores universidades do Brasil eram públicas em 2007 – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). É o que informa o Censo da Educação Superior 2007, divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Clique aqui para ler a relação completa.

De acordo com os dados, as outras sete que registraram o maior número de alunos matriculados em 2007 fazem parte da iniciativa privada. A primeira do ranking, detentora do título de maior instituição de ensino, foi a Universidade Paulista (Unip), com 145.498 alunos em 2007.

A USP, por sua vez, apareceu ocupando somente a 6º posição, com 49.774 estudantes no ano retrasado. As outras duas universidades públicas figuraram entre as últimas da lista das dez com a maior quantidade de estudantes. A Unesp ficou com o 9º lugar, com 32.204 matriculados em 2007, e a UFPA apareceu na 10º posição, com 32.092 universitários.

O levantamento ainda mostrou que a região Sudeste do país é a que mais concentra instituições de ensino, com oito das dez maiores universidades. Já o Pará e o Rio Grande do Sul possuem uma universidade cada. Segundo o MEC, as dez maiores universidades respondem por 13,9% do total de alunos matriculados no Brasil.