Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Dados voltam a vazar no site do Sisu. MEC admite a falha

Candidatos puderam acessar na manhã desta terça dados de outros concorrentes

Por Da Redação 18 jan 2011, 11h31

Os estudantes que tentam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) voltaram a enfrentar problemas nesta terça-feira. Ao entrar na página com seus dados pessoais, os candidatos acabavam sendo direcionados aos cadastros de outras pessoas, acessando dados como nota e opção de curso. A falha teve início na noite de segunda-feira. O Ministério da Educação (MEC) confirma o problema, mas argumenta que em nenhum momento foi possível a troca de inscrição ou manipulação de dados dos candidatos.

Nesta terça, as falhas tiveram início às 6 horas – horário de reabertura do acesso ao sistema, que estava interrompido desde a meia-noite. De acordo com o governo, o vazamento aconteceu por quatro minutos.

O Sisu é um programa do governo federal que seleciona candidatos para mais de 83.000 vagas em instituições de ensino superior. Para seleção, o programa leva em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Desde que as inscrições foram abertas, no domingo, os estudantes reclamam de lentidão no sistema. Na segunda-feira, o MEC anunciou uma paralisação no sistema das 19h30 às 20 horas, com o objetivo de realizar melhorias no site. Foi justamente durante esse período que se deu o vazamento dos dados.

Prorrogado – Após uma decisão judicial, as inscrições para o Sisu foram prorrogadas até quinta-feira. Originalmente elas terminariam nesta terça.

Com a alteração, o MEC adiou a divulgação dos resultados do Sisu. A primeira chamada dos aprovados será publicada no dia 24 de janeiro e os convocados terão entre os dias 27 e 31 do mesmo mês para realizarem as matrículas. Já a segunda chamada será conhecida no dia 4 de fevereiro, com matrículas entre os dias 8 e 9. A terceira e última chamada sairá no dia 13 de fevereiro. O período entre 15 e 16 será reservado para matrículas. Aqueles que ficarem na lista de espera deverão demonstrar interesse na vaga entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Continua após a publicidade
Publicidade