Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Consórcio de faculdades cria ‘Sisu das particulares’

Novo sistema usará nota do Enem para instituições privadas

As faculdades particulares passarão a contar a partir de 2011 com um sistema unificado de seleção de alunos. Apelidado de “Sisu das particulares”, em referência ao programa do governo federal para ofertar vagas principalmente no ensino superior público, o Faculdade Já permitirá que o aluno seja selecionado apenas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já este ano servirá como parte do processo de seleção de todas as universidades federais.

A proposta é reunir as vagas que sobram nos processos seletivos das instituições cadastradas. No site, faculdadeja.com.br, os vestibulandos poderão buscar informações sobre vagas disponíveis, turnos e preços oferecidos pelas universidades. Para fazer o cadastro no sistema e reservar uma vaga em uma das universidades, o aluno deverá ter o resultado das últimas edições do Enem.

De acordo com os responsáveis pelo sistema, cada faculdade será a responsável por decidir a nota de corte. Depois de efetuar a reserva, o estudante terá até três dias para fazer a matrícula presencialmente na instituição, portando o Certificado de Reserva de Vaga. Aqueles que fizerem a inscrição pelo Faculdade Já, terão desconto na mensalidade. Em caso de desistência da vaga, o aluno só poderá reservar outra após três dias.

Até o momento, cerca de 35 faculdades particulares já manifestaram interesse em aderir ao sistema.