Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Comissão do Senado aprova projeto que retira do MEC a gestão do ensino superior

Proposta precisa passar por comissões. Se aprovada, segue para a Câmara

Por Da Redação 21 set 2011, 19h33

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que prevê que a gestão do ensino superior seja retirada do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o texto, a tarefa ficaria a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Com isso, o Ministério da Educação passaria a cuidar apenas dos assuntos relativos aos ensinos fundamental e médio, transformando-se no Ministério da Educação de Base.

Com a aprovação no Senado, o texto será agora analisado pelas Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovado, segue para votação na Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

De acordo com o autor da proposta, o MEC tem priorizado o ensino superior em detrimento da educação básica. Ainda segundo Buarque, o ensino superior consegue atrair mais atenção da sociedade e, por isso, recursos do Ministério. O senador afirma que o Ministério de Ciência e Tecnologia é favorável ao projeto.

Publicidade