Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Cármen Lúcia participa da terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo

Presidente do STF está entre os entrevistados do evento, que ocorre na terça-feira, 29, em SP; o tema será 'Educação: saber é poder'

Por Da Redação Atualizado em 28 Maio 2018, 17h11 - Publicado em 22 Maio 2018, 18h34

Com o tema “Educação: saber é poder”, a terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo ocorre na próxima terça-feira, 29, no Teatro Santander, em São Paulo. O evento, uma versão de palco das tradicionais Páginas Amarelas de VEJA, terá entrevistas com especialistas conduzidas por jornalistas da revista. As vendas dos ingressos estão encerradas.

Entre os entrevistados desta edição está a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, que falará ao redator-chefe de VEJA Policarpo Junior a respeito dos desafios do conhecimento no STF.

Professora do departamento de direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Cármen ressalta a importância de colocar em prática o aprendizado. “Precisamos aprender a fazer. Não adianta só aprender e trancar aquilo como uma ideia na cabeça. A gente aprende para fazer do aprendizado uma nova forma de pensar. O pensamento se transforma na ideia, a ideia pode se transformar num desejo e o desejo se transforma na ação”, disse a ministra em palestra em Brasília, no início de maio.

Programação

Além da entrevista de Cármen Lúcia, o evento Amarelas ao Vivo abordará aspectos da educação com outros especialistas.

A editora-executiva Monica Weinberg conduzirá entrevista com a educadora e socióloga Maria Helena Guimarães de Castro, ex-secretaria executiva do Ministério da Educação, sobre a necessidade de mudanças no ensino médio no Brasil. Já Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, falará ao redator-chefe Fábio Altman sobre os motivos pelos quais muitas reformas educacionais falham.

Continua após a publicidade

Os métodos revolucionários da educação finlandesa serão tema da entrevista da redatora-chefe Thaís Oyama com a secretária de educação de Helsinque, Marjo Kyllönen. Outra entrevistada do evento, a diretora de escola Flávia Rezek conversará com o colunista Ricardo Noblat sobre a sua experiência de excelência dentro de uma favela no Rio de Janeiro. No ano passado, ela foi vencedora do Prêmio Veja-se na categoria Educação.

Iberê Thenónio e Mariana Fulfaro, responsáveis pelo canal Manual do Mundo, serão entrevistados pelo editor Filipe Vilicic sobre os 10 milhões de alunos que assistem às suas aulas no YouTube. O engajamento da sociedade na causa do ensino será tema da conversa entre a colunista Dora Kramer com a CEO da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann. Já o professor de ciência da computação da USP Marcelo Finger será entrevistado pelo editor Silvio Navarro a respeito de como a inteligência artificial vai mudar o ensino.

O guru e líder espiritual Sri Prem Baba também estará na terceira edição do Amarelas Ao Vivo. Ele falará à editora Ana Clara Costa a respeito de inteligência emocional na escola. O historiador Leandro Karnal será entrevistado pelo redator-chefe Mauricio Lima sobre o porquê de o saber ser a única revolução.

Edições anteriores

A primeira edição do fórum Amarelas ao Vivo, em novembro de 2017, teve dez nomes decisivos do país entrevistados por jornalistas de VEJA. A segunda, em abril, com outros dez convidados, abordou o impacto das fake news nas eleições, na economia e no país.

Os vídeos com as entrevistas estão disponíveis neste link.

Continua após a publicidade
Publicidade