Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cai a taxa de abstenção no vestibular 2014 da Unicamp

Do total de 73.818 inscritos, 6,93% não compareceram ao exame

Após quatro anos com tendência de crescimento, a primeira fase do vestibular 2014 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou queda no número de faltosos. Dos 73.818 inscritos para o processo seletivo, 5.113 não compareceram ao exame – o que representa 6,93% do total. Na primeira fase do vestibular 2013 a taxa de abstenção foi de 7,6%; em 2012, de 7,4%; em 2011, de 6,9%; e, em 2010, de 5,3%.

Leia também:

Vestibular da Unicamp tem “questões adequadas”, diz professor do Anglo Vestibulares

Unicamp é única brasileira no mais respeitado ranking de ‘universidades jovens’

Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), no Centro Universitário UNA, um dos locais de aplicação do exame em Belo Horizonte, houve queda de energia em razão do rompimento de um cabo de rede. Com isso, a avaliação prevista para começar às 13h teve início às 15h30. O número de candidatos que desistiram da prova por causa do problema ainda não foi contabilizado.

As cidades com maior índice de abstenção foram Belo Horizonte (18,21%) e Brasília (18,19%). Já as cidades de Mogi Guaçu e Piracicaba tiveram os menores índices: 4,17% e 4,90%, respectivamente.

Para o coordenador-geral do Anglo Vestibulares, Luís Ricardo Arruda, a primeira fase do vestibular da Unicamp foi “adequada” e serviu como “peneira” de estudantes. “As questões foram bem escolhidas e os enunciados, claros. Não vimos defeitos como os que temos apontado em outras provas”, afirmou ao site de VEJA. O gabarito oficial da prova será divulgado pela Comvest na terça-feira.

Os candidatos que obtiverem pontuação suficiente para seus respectivos cursos serão convocados para a segunda fase, a ser realizada nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. Os que concorrem para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e artes corporais farão as provas de habilidades específicas de 20 a 23 de janeiro. A primeira chamada para a matrícula virtual dos aprovados será divulgada no dia 3 de fevereiro de 2014.

Leia também:

Vestibular da Unicamp tem “questões adequadas”, diz professor do Anglo Vestibulares

Unicamp é única brasileira no mais respeitado ranking de ‘universidades jovens’

(Com Estadão Conteúdo)