Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Abril Educação anuncia compra do grupo Anglo

A Abril Educação anunciou nesta segunda-feira a aquisição do Anglo, um dos mais tradicionais grupos de educação do país. O negócio inclui o Anglo Sistema de Ensino, o Anglo Vestibulares e a Siga, empresa especializada na preparação para concursos públicos. Com a transação, a Abril Educação passa a contar com a segunda maior rede de sistema de ensino do país, somando-se as mais de 500 escolas associadas ao Anglo às 350 que já fazem parte do Sistema de Ensino SER. Seu faturamento deverá superar os 500 milhões de reais neste ano, um dos maiores do setor. O objetivo é alcançar a liderança do mercado.

A aquisição está ligada à estratégia de ampliação e diversificação da Abril Educação, iniciada em janeiro, quando a empresa deixou o Grupo Abril – que publica VEJA – e passou ao controle exclusivo da família Civita. “A Abril Educação vai partir para uma serie de aquisições, talvez uma ou outra fusão. Provavelmente vai abrir capital na Bolsa para financiar essa expansão”, diz o presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, Roberto Civita.

Para o presidente-executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita, a transação reforça o compromisso da Abril Educação com a melhoria do ensino, já expressa pela excelência do trabalho das editoras Ática e Scipione, líderes no segmento de livros didáticos, e pelo Sistema de Ensino SER. O negócio permitirá também à Abril Educação fortalecer sua presença junto às redes pública e privada de ensino, já que as escolas conveniadas contarão com serviços, tecnologia e conteúdos didáticos superiores – um produto da união das duas empresas.

Atualmente, o Anglo possui 211.000 alunos, distribuídos em 484 escolas da rede privada, em 316 municípios brasileiros. Outros 38.000 estudantes estão na rede pública, em 24 cidades. O SER já conta com mais de 85.000 alunos da rede privada. A despeito da aquisição, os dois sistemas de ensino serão mantidos de forma independente.

Guilherme Faiguenboim e Assaf Faiguenboim, membros de uma das famílias fundadoras do Anglo, permanecerão à frente das operações da empresa. Eles vão trabalhar em conjunto com Manoel Amorim, que preside a Abril Educação desde junho. As editoras Ática e Scipione e o Sistema de Ensino SER continuarão sob responsabilidade de seu presidente executivo, Mauro Calliari.