Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Zona do euro está discutindo alteração em status do ESM–fontes

BERLIM, 26 Jun (Reuters) – Um aliado importante da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta terça-feira em uma reunião feita a portas fechadas com os conservadores que os governos da zona do euro estavam discutindo remover o status de preferência de crédito do novo fundo permanente de resgate do bloco, afirmaram fontes à Reuters.

Nem Merkel nem o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, manifestaram-se a favor de tal ação na reunião, de acordo com as fontes, deixando incerto se a ideia tem apoio forte do governo alemão.

Separadamente, os partidos da coalizão de Merkel propuseram permitir que o novo fundo de resgate, conhecido como Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês), canalize ajuda direta para fundos de resgate para bancos nacionais, de acordo com um esboço obtido pela Reuters.

O legislador do partido União Democrata-Cristã Norbert Barthle disse que se o ESM for alterado dessa forma, a Espanha pode ser o primeiro país a ser beneficiado, provavelmente por meio de seu fundo bancário FROB.

(Reportagem de Andreas Rinke)