Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

YPF assina memorando de entendimento com Chevron

Empresas negociam parceria na exploração da reserva de gás e petróleo de xisto na área denominada Vaca Muerta, localizada na província de Neuquén

A petrolífera argentina YPF assinou nesta sexta-feira um memorando de entendimento com a Chevron para formar uma parceria na exploração da reserva de gás e petróleo de xisto na área denominada Vaca Muerta, localizada na província de Neuquén.

A área é considerada a terceira maior reserva potencial do mundo de combustíveis não convencionais. O documento foi assinado entre o executivo-chefe da YPF, Miguel Galuccio, e o presidente da Chevron para América Latina e África, Ali Moshiri. “O memorando visa explorar oportunidades de desenvolvimento de hidrocarbonetos não convencionais em Vaca Muerta, e estudar o potencial de aplicar a ‘recuperação e melhora assistida’ em seus respectivos poços, através de novas e existentes tecnologias e componentes”, disse uma nota distribuída à imprensa.

“Com sócios do peso e a importância da Chevron e encontrando os caminhos para que haja sinergia entre ambas as empresas, estou convencido de que este é apenas o primeiro passo de uma relação que será longa e importante”, afirmou Galuccio na nota.

As conversas entre as duas companhias tiveram início em 24 de agosto, durante visita de Moshiri a Buenos Aires, onde ele participou de um seminário em que opinou que a Argentina pode ser líder exportadora de combustíveis não convencionais da região sul-americana. Em maio, o governo de Cristina Kirchner estatizou 51% das ações da YPF que estavam em mãos do grupo espanhol Repsol. A medida tem afastado os investidores que desconfiam da política de estatização aplicada por Cristina.

A YPF precisa de um financiamento total de 32 bilhões de dólares até 2017 para aumentar sua produção de petróleo e gás. Desse montante, 7,5 bilhões de dólares deverão ser de investimentos externos, segundo explicou Galuccio à imprensa em recente entrevista coletiva.

(Com Agência Estado)