Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Warren Buffett: saiba quão rico ele era quando tinha a sua idade

O bilionário Warren Buffett não herdou sua fortuna. Levou décadas construindo um patrimônio graças a investimentos acertados em setores como infraestrutura, bancos e bens de consumo. Mas, enquanto muitos jovens de 20 a 30 anos passam apuros para conseguir fazer a carreira engrenar, ou têm dificuldades para economizar para comprar um carro ou uma casa, o oráculo de Omaha (como Buffett é conhecido) já havia, com essa idade, acumulado riqueza nada desprezível.

Enquanto a maioria das crianças brincava, Buffett, aos 11 anos, já comprava ações na bolsa, vendia jornais e era dono de máquinas de pinball em diversos pontos de Omaha. Se viu obrigado a preencher sua primeira declaração de imposto de renda ainda adolescente e, ao se formar no ensino médio, já havia conseguido adquirir uma fazenda perto de sua cidade. As informações foram coletadas no site Dividend.com.

LEIA TAMBÉM:

Buffett confirma compra de empresa aeroespacial por US$ 37,2 bilhões

Warren Buffett, o bilionário discreto de Omaha

Aos 20 anos – Após se formar, Buffett começou a trabalhar com seu pai numa corretora de ações. Aos 21 anos, tinha nada menos que 20 mil dólares ganhos com seu próprio esforço. Uma fortuna para a época. Aos 24, foi trabalhar com o famoso investidor Benjamin Graham, autor do bestseller O Investidor Inteligente, com um salário de 12 mil dólares ao ano – o equivalente a três vezes a média salarial de uma família americana da época.

Aos 30 anos – Trabalhando com Graham, Buffett conseguiu, aos 30, em 1960, atingir um patrimônio de 1 milhão de dólares. Um salário anual de um trabalhador médio da época era de 5.400 dólares. Aos 35, sua fortuna havia atingido 26 milhões de dólares, período em que ele adquiriu a fatia majoritária no Berkshire Hathaway, hoje seu maior veículo de investimentos, por meio do qual comprou a Heinz, em parceria com a 3G, de Jorge Paulo Lemann.

Aos 40 anos – Aos 43, Buffett já era dono de 34 milhões de dólares, e usou parte desse dinheiro para adquirir a fabricante de alimentos See’s Candies, que até hoje está em sua carteira de investimentos e se mostra uma empresa lucrativa. Mas nem tudo são flores. No meio dos anos 1970, a crise no mercado acionário fez com que o patrimônio do então milionário recuasse para 19 milhões de dólares. Uma queda brusca para quem, até então, só estava acostumado a ganhar. Mas a retomada não demorou e, em 1977, o patrimônio de Buffett já havia alcançado 67 milhões de dólares.

Aos 50 anos – A progressão da fortuna de Buffett nos anos 1980 foi avassaladora, impulsionada pelo boom do mercado de ações em Wall Street. Ele praticamente dobrou seu patrimônio, de 376 milhões para 620 milhões de dólares, em apenas um ano (entre 1982 e 1983). Em 1986, aos 56 anos, alcançou seu primeiro bilhão, que se transformou em 3,8 bilhões de dólares antes mesmo de chegar aos 60.