Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wall Street fecha sem direção: Dow Jones -0,07%, Nasdaq +0,55%

A Bolsa de Nova York fechou sua primeira sessão do segundo semestre com fechamentos díspares em seus principais índices, enquanto um retrocesso maior que o esperado da atividade manufatureira dos Estados Unidos desacelerou o impulso dado pela Europa aos mercados na sexta-feira: o Dow Jones cedeu 0,07% e o Nasdaq subiu 0,55%.

O Dow Jones Industrial Average perdeu 8,70 pontos, a 12.871,39 unidades, e a tecnológica Nasdaq subiu 16,18 pontos, a 2.951,23.

O índice ampliado Standard & Poor’s 500 avançou 0,25% (3,35 pontos) a 1.365,51 unidades.

“O mercado desviou o olhar da Europa”, destacou Gregori Volokhine, estrategista da Meeschaert New York, antes da temporada de resultados trimestrais de empresas que começa na semana que vem nos Estados Unidos e as cifras de emprego no país esperadas para sexta-feira.

Depois de uma abertura em equilíbrio, sustentada pelo otimismo dos corretores após o acordo sobre um mecanismo para recapitalizar bancos em problemas na Europa na sexta-feira, o principal índice de Wall Street passou ao território negativo após o anúncio da primeira queda em quase três anos em junho na atividade da indústria manutatureira nos Estados Unidos.

“Estas cifras são piores que o esperado. O (índice) ISM manufatureiro ficou em 49,7% (abaixo dos 50%, o limite entre expansão e contração da atividade), quando esperávamos 52,2% contra 53,5% em maio. É uma decepção”, afirmaram os especialistas do site de análises financeiro Briefing.com.

Estes dados “sugerem que a recuperação do setor manufatureiro nos Estados Unidos realmente perdeu vigor, em grande medida devido à desaceleração da economia mundial”, destacou Lindsey Piegza, da FTN Financial.

A esperança de uma “intervenção divina” do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) “é de algum modo a única coisa que impede o mercado de cair mais depois de um dado ruim como este”, disse Volokhine, em alusão à expectativa do mercado de que o Fed adote novas medidas de apoio à economia americana.

O mercado de títulos públicos fechou em alta. O rendimento dos papéis de 10 anos do Tesouro caiu para 1,580% contra 1,659% na sexta-feira, e os títulos de 30 anos para 2,683% contra 2,763%. O rendimento dos títulos (juros pagos pelo emissor) evolui no sentido oposto a seu preço.